Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Caminho de Santiago de Compostela por dois Cariocas: Segundo trecho Peñaflor / Cornellana

Publicado por cidadedorio em 04/05/15 | Viagens

IMG_5658

Por Amanda Nogueira,

Acordamos às 7 horas. E com certa dificuldade para caminhar, pois ainda sentia dores nos pés e no joelho, coloquei a mochila pesada nas costas e fomos andando.

Belas paisagens foram apreciadas, com casinhas de madeira e até uma enorme ponte de pedra, por onde passava uma linha férrea. Enfim, chegamos a Grado, após 3km, uma cidade grande.

IMG_5663

Compramos suprimentos no mercado e pães com queijo, para o almoço. Levar um lanche, para o almoço é fundamental, por ser uma refeição mais leve, para continuarmos a caminhada.IMG_5675

Era domingo e a cidade de Grado, já amanhecia ao som de acordeão, tocado por um rapaz muito simpático, que dançava enquanto filmávamos. Estava tendo uma feira livre, onde muitos nos ofereciam itens próprios para peregrinos.IMG_5680

IMG_5685

Começamos a subir a trilha, bastante íngreme, mas muito agradável. Durante o percurso, o caminho mescla trilhas naturais, com as estradas, onde alguns motoristas acenam com sinais positivos. Avistei um igrejinha muito ao longe e disse para o Fred, estamos indo pra lá.

IMG_5693

IMG_5698

Não era tão obvio assim, mas acertei em cheio. Chegando na Igreja, por sorte o padre ainda estava lá e nos deu o carimbo que precisávamos. Passamos um momento de tensão com uma vaca com cifres, que pastava bem por onde deveríamos passar. Mesmo com a mochila pesada, nunca subimos tão rápido uma ladeira rs.

IMG_5711

IMG_5717

Continuando a trilha, descemos bastante e meu joelho voltou a doer. Neste momento,  conhecemos uma colombiana, chamada Nicole. Ela nos recomendou um albergue em Cornellana, em um monastério. Para lá que ela estava indo, com duas amigas, Angela e Helena, que vinham logo mais atrás.

IMG_5731

Sendo assim, resolvemos ir para lá também.

IMG_5735

IMG_5741

A Igreja do monastério, tem mais de 1000 anos e está sendo restaurada. O valor da obra 1 milhão de Euros. Então, neste dia, andamos ao todo 10,8km. Ainda resta 10km para chegarmos a Salas, que era onde deveríamos estar hoje. Mas valeu vir pra cá, muito bonito e organizado.

IMG_5756

IMG_5766

Chuveiro quente, máquina de lavar e secar roupas. Fred fez massagem nos pés das meninas e na minha panturrilha, por fim, ele também ganhou massagem, de uma das meninas. Duas meninas são vegetarianas, como nós. Hoje os mercados estão fechados, pois é domingo. As meninas trouxeram tudo e nos ofereceram o jantar. Macarrão conchinhas, salada de alface e tomate e nuts do Fred para completar. Muito bom!

IMG_20150503_142529081 (1)