Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

MinC lanca editais para jovens criarem canais culturais na web e app

Publicado por cidadedorio em 11/03/17 | ArteCultura

IMG_20170311_013458

O Ministério da Cultura através da SAV – Secretaria do Audiovisual tem incentivado a produção do audiovisual no país através de editais e mecanismo de fomento, como a Lei do Audivisual e o FSA. Em 2017 além dos editais e mecanismos tradicionais, haverá novidades no incentivo ao setor no país.

A notícia foi dada por Mariana Ribas, Secretaria do Audivisual do Ministério da Cultura,  durante a Rio Content Market, evento que aconteceu no Rio de Janeiro durante essa semana e que reuniu centenas de profissionais do mercado audiovisual do Brasil e Mundo.

Segundo Mariana Ribas em 2017, haverá editais para incentivar jovens a produzirem conteúdos audiovisuais para Internet. E também editais para criação de app, principalmente os ligados ao setor do audiovisual. A noticia foi muito aplaudida e comemorada pelos presentes ao evento, pela inovação. Seguindo uma tendência mundial que é a integração do audiovisual tradicional com as novas plataformas, principalmente as da web.

O apoio aos vlogueiros através de editais se dará com o incentivo a novos canais na web. Os vlogueiros devem ter entre 18-29 anos, e devem publicar duas vezes ao mês vídeos com conteúdos culturais, com tempo entre 5 e 15 minutos de duração. Quem já tem um canal e deseja participar do edital, deve criar um novo canal.

O edital destinado aos vlogueiros abre um novo segmento incentivado no mercado audiovisual brasileiro. Ação que incentiva cada vez mais a democratização da cultura.

Outro edital bem interessante e que é uma demanda do mercado, é o de criação de App.

Durante a Rio Content Market, Mariana Ribas traçou uma panorâmica das ações da Secretaria do Audiovisual e reiterou o compromisso em dialogar com o setor e trabalhar para o crescimento do mesmo.