Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Para Benzer a Tudo e Todos

Publicado por blogcidadedorio em 23/04/12 | Site

Por Silvana Vargas,

No dia 23 de abril é comemorado o dia de São Jorge. Sua tradicional imagem nos mostra um soldado montado num cavalo e dominando um dragão.

Para minha surpresa quando visitei a gruta onde, há quem diga, nasceu de Nossa Senhora, pude conhecer a imagem de Jorge da Capadócia que reproduzi em foto. E para minha surpresa o cavaleiro santo estava montado num cavalo que subjugava um animal que lembrava a figura de um dragão. A reprodução na caverna era coisa muito antiga e, a cor vermelha já sobressaia na figura de Jorge, que trazia uma asa estando a outra escondida.

Mas voltemos aos festejos em nossa cidade. A Igreja do Santo fica na rua Clarimundo de Melo, em Quintino. E nesse dia são rezadas missa de hora em hora para os devotos que vão pedir as bênçãos do santo guerreiro.

E nesse ano não vai ser diferente: A cor vermelha é a preferida nas camisetas e outras roupas. Flores são a espada de São Jorge e rosas vermelhas. As fitinhas de amarrar no pulso são muito procuradas também. A periferia da igreja fica movimentada e alegre pela presença dos ambulantes. Já o trânsito…deixa pra lá. Afinal é dia de fazer a saudação que o santo merece: SALVE JORGE!