Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Tem peixe na mesa

Publicado por blogcidadedorio em 05/04/12 | Destaques da Home

A Semana Santa chegou e a tradição de comer peixe ainda continua viva na mesa dos cariocas, muitos o fazem por motivos religiosos, outros por ser saudável.

Nesse passeio gastronômico da Semana Santa que tem de um lado o chocolate, adorado por todos, nos deliciosos ovos, e o bacalhau, uma tradição portuguesa, vamos tentar dar a dicas de como escolher alguns locais para comer o peixe.

Muitas donas de casas preferem comprar ele fresquinho, nas feiras livres, ou colônias de pescadores, como a que se localiza junto ao Forte de Copacabana, onde pode-se encontrar o pescado vindo diretamente do mar, pois durante as manhãs os pescadores ali chegam trazendo os frutos do mar. Vale a pena visitar o local, pela beleza da chegada dos barcos, bem como, para poder escolher o peixe que não passou pela industrialização.

Há quem curte comprar nas feiras livres que correm os bairros cariocas semanalmente, mas uma dica é olhar a cor do pescado, olhar as guelras (aquelas membranas ao lado da cabeça do peixe), se estiver vermelha, está bom para consumo, se estiver brancas, não compre.

Pra quem curte ir aos restaurantes, é uma semana que tem de se preparar o bolso, afinal, o bacalhau, apesar de saboroso, ainda é um peixe caro, apesar de o preço ter melhorado nos últimos anos. A boa é comer a famosa iguaria lusitana em um tradicional restaurante português, e a cidade está cheia deles, tem na Zona Oeste, no Centro, mais precisamente em São Cristovão. Na Cadeg, em Benfica na Zona Norte, esta última dica é boa. No local há várias restaurantes de origem portuguesa, pode-se também saborear uma deliciosa sardinha, e bolinhos de bacalhau, e em alguns dias da semana, pode-se ser remeter praticamente a Portugal, saboreando um bom vinho do Porto, ao som do vira (tradicional dança das Terras de Além Mar).

Quem está no Centro do Rio, no final de tarde, ou no almoço corrido, vale a pena dá um pulo no Beco das Sardinhas, que fica ali próximo a Avenida Presidente Vargas. Sardinha frita é a pedida, além de ser bastante saudável, tem um bom custo benefício.

Em casa, na feira, nos restaurantes, preservando as tradições, ou seguindo uma vida saudável como o carioca gosta, a dica é comer peixe.