Apoie o ciclista | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Apoie o ciclista

Publicado por cidadedorio em 20/05/14 | Rio

MK3_8729

Pedale pelo Rio e redescubra a cidade

Por André Delacerda e Diogo Fagundes,

A bicicleta é sem dúvida um dos meios de transporte que mais tem ganho adesão dos cariocas. A cidade tem uma malhar viária razoável de ciclovias. Porém, muitas das vezes elas somem no meio de uma calçada, ou até mesmo não tem a sua continuidade. Assim, muitos ciclistas tem que se aventurar dividindo a pista com os carros.

É verdade que lugar de bicicleta é na ciclovia. Mas o que fazer quando falta a conectividade de ciclovias entre os bairros? Muito das vezes vemos motoristas fechando de proposito ciclistas, o que demonstra que estes não entendem a importância da bicicleta como meio de transporte.

IMG_8749

Ciclovia da Lagoa, uma das mais bem cuidadas do Rio de Janeiro

Será que eles já pensaram que aquele ciclista significa um carro a menos no caótico  trânsito carioca? Que um carro a menos o seu carro veículo fluirá mais rápido.

São questões a serem debatidas amplamente para que possamos ter uma convivência pacífica entre ciclistas e motoristas.

MK3_8665

O Rio tem uma das ciclovias mais extensas das Américas

É importante também que nos conscientizemos que em deslocamentos dentro de bairros, a bicicleta poderia ser o transporte número 1. Dessa forma, teríamos muito menos carros engarrafando bairros residenciais.

A sociedade deveria ver o ciclista como um amigo, como um agente do bem para a melhora na qualidade de vida desta cidade, como elemento contribuinte para diminuição das longas horas que passamos no trânsito.

Uma ação importante seria usarmos as redes sociais para pressionarmos as autoridades a construir mais ciclovias, fazer a manutenção das já existentes e também incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte.

A conscientização da população é uma das chaves do sucesso deste processo. Orientar os motoristas para serem mais solidários com os ciclistas no trânsito, convidar a população a usar mais a bicicleta principalmente para pequenos e médios deslocamentos são ações que deveriam ser feitas diariamente.

Certamente, com o apoio ao uso de bicicletas ganha a cidade que terá mais qualidade de vida e o cidadão que além de fazer exercícios nos delocamentos também contribuirá para a diminuição do caos no trânsito.