Arte Carioca: “Ensaios não destrutivos” e “Retratos e autorretratos” | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Arte Carioca: “Ensaios não destrutivos” e “Retratos e autorretratos”

Publicado por blogcidadedorio em 20/03/12 | Rio, Site

Essa semana, os artistas Ana Holck e José Paulo estarão com duas exposições na Anita Schwartz Galeria, na Gávea.

No térreo da galeria será apresentada a exposição “Ensaios não destrutivos”, com trabalhos inéditos da artista carioca Ana Holck, feitos especialmente para esta mostra.

No grande espaço de 200 metros quadrados com pé direito de mais de sete metros, serão apresentadas cerca de oito esculturas, em grandes dimensões, com tamanhos que chegam a 3,5 metros de altura. As obras são inéditas e fazem parte de uma recente pesquisa em que a artista utiliza elementos de concreto pré-moldado e acrílico.

“São elementos de naturezas muito distintas, cuja combinação evoca simultaneamente fragilidade e robustez, crueza e refinamento”, diz Ana Holck.

No terceiro andar da galeria, será apresentada a exposição “Retratos e autorretratos”, com trabalhos do artista José Paulo (Recife, 1962).

“Retratos e Autorretratos” é o nome que o artista atribui a sua recente pesquisa, em que investiga a retratação das pessoas. O ponto de partida foi o desejo de retomar o desenho e a pintura, sua formação inicial, de que se afastou por muito tempo ao trabalhar com esculturas, principalmente em barro e ferro. A mostra terá a serie “Quarenta retratos”, com 40 desenhos em grafite sobre papel feitos a partir de copos recolhidos de amigos, parentes e anônimos, em situações diferentes. José Paulo está fazendo mais uma serie de desenhos, especialmente para a exposição na Anita Schwartz,tendo como foco outros objetos.

SERVIÇO:

Período: 22 março – 12 maio

Anita Schwartz Galeria, na Gávea