Cais do Valongo | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Cais do Valongo

Publicado por cidadedorio em 09/05/13 | Rio

_MG_3451

Por André Delacerda e Diogo Fagundes,

O Rio de Janeiro é uma cidade com um rico patrimônio histórico-arquitetônico. Principalmente quando falamos de conjuntos coloniais. Mas a cidade também tem monumentos e prédios de vários estilos.

Uma coisa que lamentamos aqui no Rio é a ausência de uma maior política de preservação e restauração do nosso patrimônio histórico e cultural. Quando viajamos a cidade europeias, como Barcelona, Berlim, Roma, vemos o valor que eles dão a sua história, o carinho que tem com seus monumentos, e a importância deles para a memória de seu povo e para a economia destes lugares através da atividade do turismo.

Recentemente uma parte da história do Rio de Janeiro foi recuperada com a descoberta e restauração do Cais do Valongo e outros pontos de importância histórica na Região Portuária. 

_MG_3448

O cais ficou 168 anos soterrado e foi descoberto durante as obras de revitalização da região portuária.

Entre 1811-1836 foi o local da chegada dos escravos africanos no Rio. Em 1843 foi feito um aterro sobre o cais para construção de ancoradouro para receber a imperatriz Teresa Cristina, que se casaria com dom Pedro II.

A história do Rio de Janeiro passa por este local que hoje pode ser visitado. Um achado arqueológico importante que resgata o nosso passado.

Há muito o que fazer! A cidade precisa recuperar suas praças, monumentos, convidar a população a preserva-los, conhece-los e também conviver com eles. O poder público precisa entender que preservar a história da Cidade Maravilhosa também importante para que tenhamos uma cidade com sua economia fortalecida.

_MG_3450