Começam as definições logísticas da Rio+20 | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Começam as definições logísticas da Rio+20

Publicado por blogcidadedorio em 06/03/12 | Rio, Site

Por André Delacerda

Os maiores desafios globais serão debatidos no Rio de Janeiro em junho deste ano, a expectativa é que mais de 150 chefes de Estados, e 50 mil participantes venham a Cidade Maravilhosa, em busca de soluções para temas pertinentes como: alimentos, energia, água, cidades, oceanos, empregos e redução de desastres.

E principalmente debater o Desenvolvimento Sustentável do planeta.

Essa semana o chinês Sha Zukang, secretário-geral da Rio+20, estará reunido com autoridade brasileiras no Rio, para definir a logística do evento.

Espera-se que Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável não seja mais uma daquelas reuniões que acabe em impasse.

Desejamos que seja um complemento real, mesmo acontecendo 20 anos após a Eco 92.

Certamente a Rio+20 reunirá além das autoridades, a sociedade civil organizada, que promete se concentrar no Aterro do Flamengo, enquanto as decisões a nível de governos se concentrarão no RioCentro.

É importante que haja interlocução entre as partes, e não ocorram conflitos, ou protestos que tragam prejuízos ao bom andamento da cidade, mesmo porque, de nada adianta protestar sem controle, o importante é ter uma pauta concreta e capaz de seduzir os lideres mundiais que aqui vão está.

O certo, é que a Rio+20 dará bastante destaque ao Rio de Janeiro no cenário internacional, principalmente pela grandeza dos temas abordados. E é uma ótima oportunidade para a cidade, fazer seu dever de casa, e mostrar o que tem feito pelo meio ambiente e sustentabilidade.