Corcovado ganha iluminação especial e visitação noturna | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Corcovado ganha iluminação especial e visitação noturna

Publicado por cidadedorio em 29/05/13 | Rio

RIO_5847

O Corcovado, que serve de pedestal para um dos mais famosos símbolos religiosos do planeta e cartão postal do Brasil – a estátua do Cristo Redentor –, ganha nova iluminação artística criada pelo lighting designer Peter Gasper e será aberto para visitação noturna. Localizado no Parque Nacional da Tijuca, essa é a primeira vez que o local terá visitação nesse horário e será uma oportunidade de conferir a beleza do monumento e a vista do Rio iluminado.

A inauguração está prevista para o feriado de Corpus Christi, dia 30 de maio, quinta-feira. A programação começa às 18h, com o pôr do sol, e às 20h será celebrada uma missa na Capela do Cristo Redentor. O monumento ficará aberto até 23h. A visita noturna se prolonga pelos dias 31 de maio e 1º de junho e, numa segunda etapa, nos dias 13, 14 e 15 de junho. Essa programação vai funcionar como um teste do horário especial noturno, programado para acontecer durante a Jornada Mundial da Juventude, em julho.

Os ingressos podem ser comprados antecipadamente, pela internet, assim como os bilhetes para visita ao Corcovado durante a Jornada Mundial da Juventude. O Corcovado terá horário de visitação prolongado no período de 17 de julho a 1º de agosto, podendo ficar aberto ao público initerruptamente. Se a experiência der certo, a visita noturna poderá se tornar regular, em dias a serem definidos.

Iluminação especial

Para tornar o passeio noturno ao Corcovado mais seguro e bonito, foi criada uma iluminação especial em todo o complexo, desde o estacionamento nas Paineiras até a chegada ao Cristo Redentor. De autoria do lighting designer Peter Gasper, que já assina a iluminação que destaca o monumento atualmente, o novo projeto é voltado para os acessos à estátua e o Complexo do Hotel Paineiras (que vai recuperar o antigo hotel, que já foi um dos mais sofisticados da cidade).

A novo trabalho inclui:

- iluminação da área das Paineiras (onde está localizada a entrada oficial para o Corcovado) – com a troca da antiga iluminação por postes com luminárias de led, que têm melhor rendimento e são mais econômicas;

- iluminação decorativa em toda a área de acesso aos elevadores e à plataforma do trem – foram instalados 50 projetores de cores diferente para criar uma atmosfera agradável e valorizar a vegetação local; e

- reforço da iluminação das escadas de acesso ao monumento, inclusive com o aproveitamento dos postes coloniais retirados das Paineiras.