De Braços Abertos para a Rio+20 | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

De Braços Abertos para a Rio+20

Publicado por blogcidadedorio em 26/03/12 | Site

Por André Delacerda

Esse post poderia ter como título: ”A Rio+20 Precisa de Você!” ou ”Receba bem a Rio+20″ …

Certamente o que melhor se encaixa no título desta matéria, que também nos inspira no slogan deste site. Tendo como máxima desta cidade, simbolizado com a imagem do Cristo Redentor de braços abertos acolhendo a todos que chegam ao Rio de Janeiro, é o título acima.

Em junho (13 – 22) a Cidade Maravilhosa irá receber milhares de pessoas de todo mundo que aqui estarão reunidas, com o objetivo de  debater e trazer soluções para o desenvolvimento sustentável.

Como todo grande evento, a exemplo do carnaval e reveillon; há uma carência de acomodações para as mais de 50 mil pessoas que estarão na cidade no período acima citado. E esta, é uma preocupação das autoridades locais e organizadores da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que é um repeteco da Eco 92.

Vocês podem questionar, se o Rio de Janeiro não está preparado para um evento deste porte. A falta de leitos de hospedagem é uma  situação quase que comum em todas as grandes cidade do mundo que recebem eventos desta envergadura, é daí que surgem as campanhas de acolhimento solidário.

Copenhague, na Dinamarca, quando da realização de evento semelhante, apelou a seus habitantes para que recebessem nas suas casas as pessoas que estavam vindo de todas as partes do mundo.

Outros exemplos de hospedagem em residências é o intercâmbio no exterior, este, na maioria das vezes é realizado com o acolhimento na casa de uma família local. Hannover, na Alemanha, famosa por suas grandes feiras setoriais, recebe milhares de pessoas dessa forma, hospedando em casas, pois a cidade não tem uma capacidade hoteleira que suporte o grande fluxo de visitantes que ali vão realizar negócios em feiras e eventos.

No Rio, autoridades locais estão planejando uma ampla campanha a partir do mês de abril, convocando o carioca a receber nas suas casas, os visitantes que estão vindo para conferência da ONU. Vamos aguardar os detalhes.

Porém, aproveitando este post, vamos mais além. A Rio+20, deve ser um ponto de partida para outras situações que o Rio de Janeiro viverá futuramente. Acolhimento, o carioca tão bem sabe fazer, vide o exemplo do carnaval que atrai milhares de pessoas do mundo todo e os moradores da Cidade Maravilhosa  alugam um quarto, um apartamento, ou até mesmo recebem por amizade as pessoas que aqui vem conhecer a alegria da folia do Rio de Janeiro.

É nesse espírito de solidariedade, e amizade, que certamente o carioca deve se engajar em receber na Rio+20, na Jornada Mundial da Juventude em 2013 (previsão de 2 milhões de pessoas), na Copa 2014 e na Rio 2016.