Minha Cidade Cosmopolita de Havaianas | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Desabafo da Cacá – Minha Cidade Cosmopolita de Havaianas

Publicado por cidadedorio em 21/01/18 | Rio

Screen Shot 2018-01-21 at 8.08.55 PM

Meu nome é Caroline Dias (Cacá), sou advogada, colunista da cidadedorio.com, Carioca Portuga, e, hoje, decidi escrever sobre a minha cidade! (Eu pensei em fazer um vídeo, entretanto, desisti! Rsrs). Mas, na próxima celeuma teremos um! Rsrs!

Um textinho breve …

O Rio tem muitos problemas(todos sabemos!) mas, julgar a Cidade só pela violência é um excesso! Aqui é terra de gente que apesar dos pesares, é otimista, feliz, solta e livre! Gente de fé! FÉ, isso não nos falta! Aqui mora gente de coração quente e alma leve! O Rio é Bossa! É Samba! O Rio é liberdade! E ser carioca é um presente! 

O Rio é sim, a Cidade Maravilhosa e sempre será! Uma das Cidades mais lindas do planeta terra! Como não se apaixonar pelo entardecer no Arpoador?! Pelo amanhecer na Lagoa? Como não amar o Leblon? Como não se render à malemolência do subúrbio carioca!? Rsrs! Como não mexer o “popozão” ao som da batida do funk!? Rsrs! Isso aqui é miscigenação de cor e de ritmos! É explosão de criatividade e um pouquinho de malandragem(no bom sentido, claro! Melhor denominaria como flexibilidade!). O Rio é riqueza humana, vibração alta e energia solar! É uma cidade cosmopolita de Havaianas! E é justamente aí que reside a singularidade do Rio de Janeiro!

Aos cariocas faço um pedido: Não detonem nossa Cidade fora do Brasil, roupa suja se lava em casa! Apreciem e falem do que é lindo e edificante! Isso aqui é NOSSA CASA! E todo LAR deve ser respeitado e tratado com amor ainda que hajam muitos desafios a serem vencidos!

Não estou entrando no mérito político! Nesse momento, não estou apta a fazê-lo! Estou escrevendo da Cidade pela Cidade e do meu amor pelo Rio 50 graus(mudei a letra da música Rio 40 graus da Fernanda Abreu, porque a sensação térmica logo logo será essa!), Cidade Maravilha, purgatório da beleza e do caos! Rsrs!

Vale ressaltar que não podemos julgar o Brasil pelo Rio, nosso país tem proporções continentais e cada região tem suas peculiaridades, bem como, não podemos julgar o Rio pelas suas mazelas! Somos muito mais que isso! Infinitamente mais! Somos Brasil!

Sobre o Rio, deixo um trechinho do Samba do Avião do nosso eterno Antônio Carlos Jobim!

“Minha alma canta

Vejo o Rio de Janeiro

Estou morrendo de saudades

Rio, seu mar

Praia sem fim

Rio, você foi feito prá mim

Cristo Redentor

Braços abertos sobre a Guanabara

Este samba é só porque

Rio, eu gosto de você

A morena vai sambar

Seu corpo todo balançar

Rio de sol, de céu, de mar

Dentro de mais um minuto estaremos no Galeão

Copacabana, Copacabana..”

 

Ao Rio todo o meu amor!