Dicas culturais: Educação, Exposição, Arte Eletrônica e Teatro | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Dicas culturais: Educação, Exposição, Arte Eletrônica e Teatro

Publicado por blogcidadedorio em 06/04/12 | Site

Nossas dicas para este final de semana, e início da semana, passam por atividades educacionais, exposição e teatro, e um interessante festival de arte eletrônica.

A primeira dica, nos remete a história do Rio de Janeiro. Ao movimento migratório que contribui com a história desta cidade. Entre os dias 7 de abril e 4 de maio estará em cartaz, no Espaço Cultural Monumento Estácio de Sá, a exposição Saara 40° – Memória de Imigrantes, de Beth Abi. O título faz referência ao local onde, no Rio de Janeiro, encontra-se um grande número de imigrantes de origem árabe. De ascendência libanesa, a artista produziu as peças da mostra a partir de observações de fotos antigas suas e de seus familiares. A exposição inédita reúne 15 quadros em papel negro e vermelho, além de uma escultura em tecido. Os trabalhos foram produzidos em 2009 e 2010.

A segunda dica cultural acontece no MAM Rio e consiste em atividades educativas para pessoas de todas as idades! No sábado, dia 7 de abril, às 15h, serão realizadas as “Ações Móveis”, com a atividade “O pedido das árvores”. O público será convidado a escrever um desejo num pedaço de papel ou tecido e pendurá-lo no galho de uma árvore. Segundo tradições antigas, os galhos de uma árvore são como braços abertos ao universo, são a expressão da vida eterna se expandindo para o céu. As árvores para outros instauram outra temporalidade, são refúgio de chuvas e ventos, são também morada e ponto de encontro. No domingo, dia 8 de abril, às 15h, será realizado o “Programa em Família”, com conversas, ateliês, jogos e experiências onde famílias podem viver o museu de forma lúdica e criativa a partir da arquitetura, do jardim e das exposições.

E não para por ai. Para começar a semana teremos dois festivais, um de arte eletrônica, e um de teatro!!

A partir do dia 10 de abril acontece no Oi Futuro Flamengo, a exposição FILE Rio 2012, com projetos inéditos em diferentes áreas das artes eletrônicas: instalações, aplicativos para tablets, machinimas, mídia arte e arte sonora. Criado em 2000, o FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – se constitui em uma plataforma interdisciplinar internacional para incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores e criativos na área das artes e das tecnologias, e é uma iniciativa brasileira conectada à rede mundial das importantes produções do gênero. O FILE Rio 2012 trará importantes obras interativas em diferentes interfaces, tais como uma escultura cinética que deixa marcas de carvão nas paredes da artista polonesa Karina Smigla-Bobinski, uma superfície com chapas de alumínio para subir dos brasileiros Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti, aplicativos para tablets como dos americanos Jay Silver e Eric Rosenbaum.

Já a partir do dia 11 de abril, o Teatro Dulcina, na Cinelândia, Centro do Rio, abrigará o projeto “Dulcina Abraça o Sul”. A nova ocupação artística vai trazer ao palco do tradicional espaço carioca as obras de maior destaque do teatro gaúcho nos últimos três anos. Produções que muitas vezes nem chegam ao circuito carioca. Outro foco do projeto é fazer com que o público se aproxime mais do teatro. Para isso, além dos ingressos a preços acessíveis, a nova ocupação oferecerá nas sextas-feiras apresentações gratuitas, como destaca Pablo Oliveira, coordenador da ocupação.

A abertura da temporada acontecerá com apresentação única de “A Comédia dos Erros”, texto de William Shakespeare e direção de Adriana Mottola, da Cia Stravaganza. Já nos finais de semana seguintes, de 13 a 22 de abril, o espetáculo “Isaias in Tese”, um dos maiores sucessos da companhia Depósito de Teatro, será encenado. As companhias Teatro ao Quadrado, Cia do Giro, Cia Gente Falante, Cia Rústica, entre outras, completam a programação.

PROGRAMAÇÃO DULCINA ABRAÇA O SUL

Espetáculos adultos:

11 de abril (quarta), às 19h: “A Comédia dos Erros”, direção de Adriane Mottola, Cia Stravaganza.
13 a 22 de abril (sexta a domingo), às 19h: “Isaias in Tese”, direção de Roberto Oliveira, Depósito de Teatro, com Francisco de los Santos.
18 (4af), 25 (4af), 27 (6af), 28 (sáb) e 29 de abril (dom); e 2 de maio (4af), às 19h: “História da tigresa”, texto de Dario Fó, com direção de Arlete Cunha, Cia Destemperados
4 a 6 de maio (sexta a domingo), às 19h: “Goela abaixo”, roteiro de Marcelo Adams, inspirado na vida e na obra de Václav Havel, Teatro ao Quadrado.
9 a 30 de maio (quartas), às 19h: “9 Mentiras sobre a Verdade”, texto de Diones Camargo, adaptação e direção de Gilson de Vargas, Cia Teatro Líquido.
11 a 13 de maio (sexta a domingo), às 19h: “Apareceu a Margarida”, direção de Eduardo Krammer, texto de Roberto Athaide, Cia Teatro Ofidico.
18 a 27 de maio (sexta a domingo), às 19h: “Fora do Ar”, direção e texto de Felipe Monaco, Cia Grupo do Play.
1 a 3 de junho (sexta a domingo), às 19h: “Migrações Temporárias”, direção de Roberta de Savian, Cia Criação Roberta De Savian.
6 a 27 de junho (quartas), às 19h: “Dia desmanchado”, direção de Tatiana Cardoso, Cia Teatro Torto.
8 a 17 de junho (sexta a domingo), às 19h: “O fantástico circo teatro de um homem só”, direção de Patricia Fagundes, Cia Rústica.
22 a 24 de junho (sexta a domingo), às 19h: “Solo em água fervente”, Coreografia de Luciane Hoppe, Cia Caracol de Danças e Cenas.
29 de junho a 1 de julho (sexta a domingo), às 19h: “Breves entrevistas com homens hediondos”, direção de Daniel Colin, Cia Teatro Sarcáustico.
4 a 18 de julho (quartas), às 19h: “Il Primo Miracolo”, direção de Roberto Birindelli.
6 a 15 de julho (sexta a domingo), às 19h: “Um verdadeiro Cowboy”, direção de Liane Venturella, Cia Depósito de Teatro.
20 a 29 de julho (sexta a domingo), às 19h: “Larvárias”, direção de Daniela Carmona, Cia do Giro.

Espetáculos infantis:

4 a 6 de maio (sexta a domingo), às 16h: “Louça Cinderella”, espetáculos de objetos, Cia Gente Falante.
1 a 3 de junho (sexta a domingo), às 16h: “Bebê Bum”, direção de Adriane Mottola, Cia Stravagnza.
6 a 8 de julho (sexta a domingo), às 16h: “O Baú”, direção de Fábio Castilhoe, Grupo Trilho de Teatro Popular.

SERVIÇO
Teatro Dulcina
Endereço: Rua Alcindo Guanabara, 17 – Centro (Cinelândia)
Telefone: (21) 2240-4879
Lugares: 350
Bilheteria: De quarta a domingo, das 14h às 20h
*sextas-feiras a entrada é gratuita
Oficinas:

18 de abril a 2 de maio (quartas), das 14h30 às 16h30: Circo: Roda Alemã, com Anderson Balhero
9 a 30 de maio (quartas), das 14h30 às 16h30: O ator e o personagem, com Vanise Carneiro
6 a 27 de junho (quartas), das 14h30 às 16h30: O ator criador, com Marcelo Bulgareli
1 a 3 de junho (sexta a domingo), das 14h30 às 16h30: Video dança, com Roberta Savian
22 a 24 de junho (sexta a domingo), das 14h30 às 16h30: Abordagens somáticas na dança, com Maria Albers

Inscrições pelo telefone (21) 6957-5835 ou pelo email:
dulcinaabracaosul@gmail.com, até a última semana do projeto
Gratuito

Curso: “A construção do espetáculo”

12 a 26 de abril (quintas), das 19h às 21h: Módulo 1: Figurinista criador, com Francisco de Los Santos
3 a 31 de maio (quintas), das 19h às 21h: Módulo 2: Direção técnica, com Pablo Oliveira
7 a 28 de junho (quintas), das 19h às 21h: Módulo 3: Atuação, com Sofia Salvatori
5 a 19 de julho (quintas), das 19h às 21h: Módulo 4: Direção, com Roberto Oliveira

Inscrições pelo telefone (21) 6957-5835 ou pelo email:
dulcinaabracaosul@gmail.com, até o dia 1º de maio
Gratuito

Tour Cultural

12 de abril a 26 de julho (quintas), das 14h às 17h

Horário: 14h às 17h (quatro visitas por dia, com duração de 20 min)
Agendamento: dulcinaabracaosul@gmail.com
Classificação: Livre
Capacidade por visita: 30 pessoas
Gratuito

Seminário

25 de julho (quarta), às 19h: Seminário: “Cena atual”, com mediação da mestre em teatro Adriane Mottola e convidados da Funarte.
*Aberto ao público. Não é necessário agendamento prévio.

Debate

26 de julho (quinta), às 19h: Debate: “Teatro e comunidade”, com mediação de Daniela Carmona, convidados da comunidade, Funarte e classe artística.
*Aberto ao público. Não é necessário agendamento prévio.

Ação Cultural “Você sabia?”

09 de abril a 24 de julho (segundas e terças), das 14h às 17h