E se o Rio de Janeiro não tivesse carro? | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

E se o Rio de Janeiro não tivesse carro?

Publicado por cidadedorio em 27/01/14 | Rio

IMG_2980

Av. Presidente Vargas numa quarta-feira a tarde

Por André Delacerda e Diogo Fagundes,

Todos os dias enfrentamos constantes engarrafamentos nas ruas cariocas. De uns anos para cá essa é a rotina de muitos cariocas na ida e retorno do trabalho. Hoje em dia os engarrafamentos não são exclusividades nas rotinas de trabalho, também estão presentes no lazer, na noite, na ida a praia.

Segundo estudo publicado em 2013 o carioca é quem fica mais tempo no trânsito em no Brasil. Isso mesmo, superamos os intermináveis engarrafamentos paulistas.

A nossa equipe resolveu, numa brincadeira inusitada, sumir com todos os carros em horários de grande movimentos na cidade, em avenidas com grande fluxo de veículos.

IMG_2959

Enseada de Botafogo numa tarde de segunda-feira que teria fluxo intenso

E eis que, em uma tarde durante a semana, os carros sumiram na Avenida Presidente Vargas, no Aterro do Flamengo, na Lagoa, na Avenida das Américas e na Linha Vermelha.

IMG_3172

Auto-estrada Lagoa Barra em um dia de semana numa visão quase impossível

Sumir com os carros seria solução, mas desespero para muitos. Talvez. Se bem que o Rio ficaria mais bonito sem eles, ficaria mais fácil de andar, de caminhar, de andar de bicicleta.

IMG_3184

Av Min. Ivan Lins na Barra livre do congestionamentos

Quem mora na Barra da Tijuca já está acostumado aos engarrafamentos na Avenida das Américas. Os moradores desse bairro tem uma forte ligação com os veículos, e devido as longas distâncias entres os condomínios, shoppings, escolas e mercados quem lá mora tem que utilizar muito mais o carro como meio de locomoção.

IMG_3191

Av. das Américas em plena semana sem nenhum carro

Quem vem da Baixada e Subúrbio para trabalhar no Centro ou quem sai do Centro para Ilha do Governador e outros bairros está acostumado com o engarrafamento da manhã e final de tarde, mas se a Linha Vermelha não tivesse carros, como seria?

IMG_3165

Linha Vermelha no horário de rush sem carros 

Sumiram também os carros na Lagoa, ponto com grande engarrafamento sentido Túnel Rebouças. E não é que poderia se transformar numa área de lazer muito maior o seu entorno.

IMG_3200

Entorno da Lagoa numa tarde que bem poderia ser engarrafada

Você acha que o Rio de Janeiro seria bem melhor sem tantos carros nas ruas? Dê sua opinião sobre o sumiço dos carros e quais as alternativas para se melhorar o trânsito do Rio de Janeiro.