IAB-RJ promove debate sobre a integração entre favela e asfalto | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

IAB-RJ promove debate sobre a integração entre favela e asfalto

Publicado por blogcidadedorio em 07/03/12 | Site

O paralelo favela x asfalto, levanta uma série de abordagens, desde, visões cinematográficas, passando pela importância das interveções urbanísticas; não deixando de lado, polêmicas, como a remoção destas comunidades.

Integrar esses dois espaços reais da Cidade do Rio de Janeiro se mostra um grande desafio, que envolve aspectos socio-econômicos, culturais, e que deve engajar não só os governos, mais também, entidades e a sociedade como um todo.

Na próxima quinta-feira, 8 de março, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio de Janeiro (IAB-RJ) volta a ser palco de uma troca de ideias sobre a integração entre favela e cidade e a percepção do “ser carioca”. A partir das 18h, a sede do Instituto recebe a sétima edição do Painel Morar Carioca, novamente moderada pelo jornalista Sidney Resende, e desta vez contando com a atriz e cineasta Carla Camurati, o músico Hermínio Bello de Carvalho e o jovem ator Douglas Silva.

Inaugurado em março do ano passado e contando com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, o Painel Morar Carioca já reuniu debatedores dos mais diversos ramos de atuação. Sempre democrático, o espaço recebe cariocas de nascimento (e de “adoção”) que discutem temas ligados à relação entre a cidade e seus habitantes e visitantes.

Profissionais e estudantes da área de arquitetura e urbanismo são convidados a participar dos debates, que contam com personalidades ligadas à literatura, artes plásticas, música, arquitetura, design, jornalismo, política, cinema e outros – sempre relacionados com o Rio de Janeiro. Os convites são sempre voltados para pessoas que podem contribuir para ilustrar possibilidades, dinamismo e a riqueza sociocultural da cidade.

O evento começa às 18h do dia 8 de março, quinta-feira. A participação é gratuita e aberta o público. É importante fazer inscrição prévia por e-mail (secretaria@iabrj.org.br) ou telefone (21 2557-4192).