Joia Rara, uma trama com essência budista e carioca | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Joia Rara, uma trama com essência budista e carioca

Publicado por cidadedorio em 11/09/13 | Rio

IMG_4651

Cenógrafos e atores do elenco de Joia Rara

Por André Delacerda e Diogo Fagundes,

A nova novela das 6 promete encantar o telespectador com bonitas cenas gravadas no Nepal, além de uma viagem no tempo ao Rio de Janeiro das primeiras décadas do século, culminando com um elenco formado por grandes atores, como a querida Nicette Bruno.

Foram meses de pesquisa no Brasil e Nepal que ajudaram a formar o enredo que envolve misticismo, história do Brasil, romantismo, bom humor e um toque de charme antigo.

A cenografia da trama certamente será um dos destaques com ênfase aos ricos detalhes de época das cenas passadas no Brasil, e na simplicidade  da vida e tradição Budista. E estão a cargo dos consagrados João Irenio e Ana Maria Magalhães, ambos fizeram a cenografia da espetacular minisério “Hoje é Dia de Maria”.

IMG_4652

Simbolismo budista terá destaque em Joia Rara

Segundo João Irenio, até o projeto de “Joia Rara” virá realidade foi feito um amplo processo de pesquisa tanto no Brasil como no Nepal, verificação de locações, inúmeras reuniões de criação onde estiveram envolvidos diretores de fotografia, figurino, arte e cenografia, além da gravação de 10 capítulos que geraram depois um teaser. Ele ainda nos contou que em Joia Rara a ideia é passar uma estrutura mais bruta de cenas para o telespectador para que o mesmo faça uma investigação em todo o enredo.

De acordo com Ana Maria, uma das cenas mais bonitas foi a gravada em um forte localizado em Niterói que remeteu a prisão dos comunistas no presídio de Ilha Grande. Nela, os atores cantam o Hino da Independência, já que não é permitido que cantem o Hino Nacional em cenas de televisão.

Segundo os dois cenógrafos na construção da essência de uma novela de época todo cuidado deve ser tomado para que as estruturas e os atores possam ser transportados de fato ao período proposto na trama. É importante que todos estejam envolvidos e engajados, e que façam uma imersão de fato na época em que o enredo se passa.

IMG_4655

Atriz Nicetti Bruno, uma das estrelas da próxima novela das 6

Durante nosso bate papo pudemos também ouvir a experiente atriz Nicette Bruno que falou sobre a caminhada do artista que nada mais é que o acumulo de vidas dos seus personagens. Ela nos contou também sobre as histórias de sua família que trabalhou no Cassino da Urca, e que muitas dessas histórias servem para compor seu personagem na nova novela.

IMG_4654

Imagens das locações feitas no Nepal

O ator Pedro Neschling falou que está muito feliz em contracenar com grandes atores e de está envolvido com o núcleo da Família de Artistas, ele nos disse que é muito importante que o ator leia e saiba todo o contexto da novela, pois uma cena sempre tem a referência de outra cena.

IMG_4663

Fotografo Renato Miranda contando suas experiências de fotografar a novela

Já o fotografo Renato Miranda nos falou de sua experiência em fotografar no Nepal treze anos depois de ter estado lá e da importância do fotografo buscar a essência do lugar, pegar todos os detalhes que ajudarão a cenografia, atores e toda a equipe da nova captar o ambiente que propõe a trama.

Agora é esperar a estréia dessa super produção que certamente vai conquistar a atenção e carinho dos telespectadores de todo o Brasil.