Manifestação dos 100 mil toma conta da Avenida Rio Branco | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Manifestação dos 100 mil tomou conta da Avenida Rio Branco

Publicado por cidadedorio em 18/06/13 | Rio

IMG_0804

Por Diogo Fagundes e André Delacerda,

Não foi a Copa das Confederações que colocou o Brasil na cena mundial neste mês de junho. Quem roubou a cena foram as manifestações da Sociedade Brasileira pedindo mudança.

Começou pequena ao lado do Passo Imperial na Praça XV, tomou corpo na Cinelândia e ficou gigantesca na Avenida Presidente Vargas. Essa foi a primeira impressão da passeata que nasceu do povo, dos jovens, que não teve o patrocínios de políticos e partidos como as passeatas que acontecem de forma alegóricas para defender os royalties e outras.

E nós não poderíamos ficar de fora, fomos lá e acompanhamos os momentos marcantes, fizemos fotos e vídeos, e colhemos as impressões sobre essa magnífica manifestação.

IMG_0894Nossa impressão é que o Brasil começa a acordar e o estopim disso tudo é o aumento de preços, a falta de respeito com o cidadão que paga altos impostos e não ver um retorno ao investimento que faz ao Estado.

Ontem, segunda-feira (17 junho) a Avenida Rio Branco que já foi palco de movimentos históricos como as Diretas Já, voltou a fervilhar não por eventos carnavalescos, mas sim, pela união de pessoas que se juntaram naquela caminhada para afirmar o seu descontentamento com os políticos.

Jovens de todas as idades, executivos, idosos, todos entoando os mesmo cânticos, e conclamando mais gente a se engajar para começar a mudar este país.

IMG_0901

Foi bonito ver os jovens expulsando políticos e partidos que de forma oportunista queriam aparecer no evento. Foi bonito ver tanta gente começando a discutir e se revoltar contra políticos que acreditam que nós somos somente gado e eles nossos donos, quando na verdade eles são nossos empregados.

É importante neste instante que o movimento foque em ações pacíficas, pois infelizmente há pessoas que se infiltraram em ruas próximas e acabaram destruindo o patrimônio público e privado, o que é um ato lamentável.

IMG_1055

Calcula-se que a Manifestação na Avenida Rio Branco teve a participação de 100 mil pessoas, mas quem estava lá, certamente viu que havia muito mais gente, talvez 300 ou 400 mil pessoas.

É tempo de reflexão. Acompanhem todo o desenrolar o process popular através de vídeos, fotos e reportagens nas nossas redes.

IMG_1029

Nesse momento a imprensa tem que fazer seu papel interlocutor e mostrar que nem tudo são as mil maravilhas no Brasil e no Rio de Janeiro, é hora de começar uma ampla reflexão de como queremos que o Estado nos forneça os serviços que temos direito.

E para finalizar é de suma importância que haja paz e cordialidade como aconteceu na Avenida Rio Branco, e que os que estão infiltrados para desestabilizar o movimentos sejam punidos.

IMG_1108

Veja o álbum de fotos na nossa fanpage.