O que fazer no Rio de Janeiro, primeiras dicas | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

O que fazer no Rio de Janeiro, primeiras dicas

Publicado por cidadedorio em 17/12/14 | Rio

DUAL2261

O entardecer visto da Mureta da Urca

Por André Delacerda e Diogo Fagundes,

Começamos hoje uma série de reportagens con dicas do que fazer no Rio de Janeiro. Vamos começar com dicas bem gerais e nas próximas matérias postaremos dicas de lugares como Lagoa, Ipanema, Centro, Barra – Recreio. Dentre outras atrações.

Se você nunca veio ao Rio certamente vai querer fazer os programas mais tradicionais como a visita ao Pão de Açúcar, ao Corcovado com o Cristo Redentor, ir ao Jardim Botânico, a Lapa, caminhar nos calçadões de Copacabana e Ipanema, dentro outros.

Nossa primeira dica se você vai chegar via aeroporto ou rodoviária e irá pegar um taxi para ir ao seu hotel, hostel ou casa de amiga, é que não deixe o taxista fixar preço, peça para que ele use o taxímetro ligado na corrida até seu destino. Assim, você irá pagar o valor correto no trajeto que irá fazer evitando depois ficar irritado ao saber que pagou bem mais caro ao não usar o taxímetro. Tanto nos aeroportos do Galeão, como Santos Dumont e na rodoviária passam também linhas de ônibus executivo que fazem o trajeto pela orla. Essa também pode ser uma opção mais em conta. 

1A5A8207

O charme do calçadão da orla de Ipanema

Nos passeios a pé sejam eles pela orla, Centro ou trilhas, evite andar com objetos de valor que chamem a atenção. Como em qualquer grande cidade turística do mundo aqui também os ladrões estão de olho no turista mais distraído. Evite andar com grande bolsas, ponha sua identidade e dinheiro em um bolso bem seguro e sai para curtir a cidade mas com atenção.

IMG_7749

Andar de bike e apreciar a beleza do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é famoso por ter a maior malha de ciclovias da América Latina. É muito bacana passear ao redor da Lagoa, seguir de Copacabana até o Leblon ou até mesmo no Aterro do Flamengo. A cidade dispõe de inúmeras opções de aluguel de bike e uma das mais famosas são as estações do BikeRio que possibilita você alugar uma bike em um lugar e deixar em outro bairro que tenha uma estação do serviço.

IMG_7990

O Pão de Açúcar visto da Lagoa Rodrigo de Freitas

O Rio ainda não possui uma malha de metrô tão extensa como grandes cidades como Paris, Nova Iorque, mas este atende aos principais bairro turísticos e é uma opção aos constantes engarrafamentos que tomam conta da cidade. Veja o mapa com as principais estações.

IMG_8000

Praua de Ipanema no por do sol

Todo mundo sabe da fama do Rio de Janeiro de cidade quente, com a cara do verão, os cariocas bem humorados já até deram um apelido para o sol nos dias em que as temperaturas passam dos 45 graus, “maçarico carioca”. Então a nossa dica é que você leve uma garrafinha de água para se hidratar, use protetor solar, boné e roupas leves. A boa é toma aquela água de coco gelada no final de tarde, ou se refrescar com um delicioso açaí que pode ser encontrado nas lanchonetes e alguns quiosques pela cidade, não se esqueça de pesquisar o preço antes de entrar no primeiro estabelecimento e comprar.

1A5A8260

Por do sol no mar de Ipanema

Nossa primeira dica de turismo é que você se junte aos cariocas na orla e aprecie a beleza do por do sol na Praia de Ipanema ou da Barra. Em Ipanema toda a sua extensão possibilita uma visão espetacular, muita gente se reuni na Pedra do Arpoador. É claro, no final todos batem palmas para o astro Rei como num ritual diário de adoração ao sol.