O Rio de Janeiro visto do mar | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro visto do mar

Publicado por cidadedorio em 16/08/15 | Rio

IMG_6163

Por André Delacerda e Diogo Fagundes,

O Rio de Janeiro já foi um dos portos mais importantes do mundo. Era considerado a esquina do mundo. Nesses 450 anos, visitantes de paz e hostis já nos visitaram encantados com a beleza natural e também cobiçando nossas riquezas.

Navios com mercadores, corsários, pesquisadores com destino ao Rio, já no mar tinham o impacto com a exuberante paisagem que eles podiam ver ao se aproximarem do litoral carioca.

IMG_6187

Um dos primeiros pontos avistados do mar e que servia de sinalização natural para os navegadores de que estavam chegando ao Rio de Janeiro era a Pedra da Gávea.

1A5A2298

Já no mar do Rio a poucos quilômetros da orla, pode navegar com segurança na baía que se forma no arquipélago das Ilhas Cagarras. As ilhas são o habitat de inúmeras espécies do mar e ninhal de várias aves marinhas.

1A5A2336

Sobre as ilhas há pesquisas que apontam que eram visitadas pelos homens pré-colombianos que viviam no nosso litoral em um período provavelmente entre 500 á 3 mil anos.

IMG_6157

Navegando um pouco mais e já próximo a entrada da baía da Guanabara pode-se ter a bela visão da exuberante floresta tropical que recobre o Maciço da Tijuca, bem como a cidade aos pés das montanhas.

1A5A2419

Com destaque para orla de Copacabana.

IMG_6150

Nas proximidades da Urca ainda hoje pode-se ter uma visão selvagem do que os antigos navegadores viam ao se aproximarem na paisagem carioca através do mar.

1A5A2430

Em lances entre as pedras e montanhas observa-se o Corcovado imponente surgindo.

IMG_6138

Junto da enorme montanha rochosa do Pão de Açúcar é possível a forma tradicional da montanha mudar ao passo que se navega contornando a mesma.

IMG_6136

O grande Moai, estilo ilha de Páscoa dá lugar a uma pedra com inúmeras fissuras e rachaduras. E mais um pouco a frente a montanha começa a voltar a ganhar seu formato tradicional.

IMG_6132

Na foz da Baía de Guanabara pode-se ver os antigos fortes que defendiam a cidade das invasões.

IMG_6119

E bem ao lado do Pão de Açúcar surge o Corcovado na primeira visão de quem entra na Baía de Guanabara. Imaginem pesquisadores como Darwin e os nossos descobridores que emoção tiveram ao ver a bela cena.

IMG_6122

A Baía de Guanabara já foi habitada por baleias, milhares de botos e golfinhos, estes últimos símbolos do Rio de Janeiro. Mas que por falta de cuidado com a baía hoje se resumem a poucos.

1A5A2452

Na Baía de Guanabara olhando para o Pão de Açúcar, a depender do horários e luz, pode-se ver a enorme Ibis que parece ser esculpida na rocha. Mais um mistério do Rio de Janeiro que se soma aos mistérios da Pedra da Gávea. 1A5A2468

De frente para o Parque do Aterro do Flamengo tem-se outras visões do Corcovado, de Santa Teresa, e dos muitos prédios da orla da Praia do Flamengo.

1A5A2480

E ao se aproximar da Marina da Glória pode-se ver uma cidade com um ângulo pouco conhecido, que brota das águas em meio aos jardins do MAM.

1A5A2209

Curta o Rio de Janeiro, redescubra nossa cidade e preserve a mesma. Há muitos Rio para você conhecer neste Rio de Janeiro.