O Rio e suas atrações históricas | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

O Rio e suas atrações históricas

Publicado por cidadedorio em 15/05/14 | Rio

RIO_5857

Forte de Copacabana, além da bonita vista, possui um museu 

Por André Delacerda e Diogo Fagundes,

O Rio de Janeiro não é somente praia, bonitas montanhas e belas paisagens naturais. A cidade é repleta de histórias que remontam a sua fundação na Urca, passando pelo Império do Brasil que aqui teve sua sede, e chegando a até o período modernista.

Andando pelas ruas do Rio de Janeiro pode-se visualizar um mosaico histórico composto por prédios de arquitetura colonial, belle epoque e modernista.

_MG_1187

Palácio do Catete, uma parte da história do Brasil passou por lá

A cidade tem inúmeros prédios históricos que mereciam ser mais bem cuidados. Mas há alguns conjuntos arquitetônicos nos quais, hoje funcionam centros cultuais que possuem uma razoável conservação. Como por exemplo o prédio histórico da Biblioteca Nacional.

_MG_4451a

Cenário do último baile do Império

Na orla, destacamos os fortes de Copacabana – com forte apelo histórico em várias épocas no Rio de Janeiro. Além dos fortes do Leme e da Urca. Também no litoral, próximo ao Centro da cidade, pode-se visitar a Ilha Fiscal, uma jóia de arquitetura em plena Baía de Guanabara.

_MG_3323

Theatro Muncipal um dos destaques da Cinelândia

Para quem procura centros culturais com grande valor histórico destacamos: o Theatro Municipal, a Biblioteca Nacional, Museu de Belas Artes, localizados na Cinelândia. A Casa França-Brasil e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que já foi a antiga Casa da Moeda, ambos localizados juntos a Igreja da Candelária. E o Palácio da Quinta da Boa Vista, no bairro imperial de São Cristovão. Ah! Outra dica é o Observatório Nacional em São Cristovão.

IMG_4593

Monumental Catedral da Sé

Se você gosta de visitar igrejas, destacamos as da Candelária e da Sé. Porém, se você caminhar pelas ruas do Centro vai certamente encontrar alguma preciosidade sacra.

_MG_1361

Com as obras de revitalização da Zona Portuária muitos prédios que antes tinham a sua visão restrita pelo Elevado da Perimetral voltaram a se destacar. Achados arqueológicos como Cais do Valongo também foram redescobertos com as obras do porto e hoje podem ser visitados, numa espécie de museu a céu aberto.

_MG_3450

Cais do Valongo, redescoberto com as obras do porto

Nossa dica é que você caminhe pelas ruas do Centro, da orla e visite também  os barirros de Botafogo e do Jardim Botânico.

Por toda a cidade estão espalhadas obras primas arquitetônicas a espera de um click ou de sua contemplação.

IMG_1083

Jardim Botânico do Rio de Janeiro