Perimetral e a Revitalização do Porto do Rio | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Perimetral e a Revitalização do Porto do Rio

Publicado por cidadedorio em 04/11/13 | Rio

_MG_4234

Bonito cenário do Centro do Rio de Janeiro

Por André Delacerda e Diogo Fagundes,

No último final de semana iniciou-se mais uma etapa do Projeto de Revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro. O polêmico Elevado da Perimetral foi fechado e começou a ser demolido.

Amado por uns, odiados por outros. O elevado este no centro dos debates nos últimos meses, muitos questionam que com o fechamento o transito de entrada e saída do Centro do Rio de Janeiro vai virá um caus. De fato é complicado, com ou sem Perimetral. O número de carros cresceu, mas as vias da cidade não acompanharam esse fluxo.

Do outro lado, muitos torciam para que a Perimetral fosse derrubada para tornar o Centro do Rio e a Zona Portuária um local mais bonito, fazendo com que esta zona de fato se revitalizasse e ganhasse uma beleza, principalmente porque o elevado degradava o ambiente urbano ali.

RIO_5867

Visão de Parte da Zona Portuária, com destaque para Ilha das Cobras

Ainda vamos saber os reais impactos da ausência da Perimetral no trânsito da cidade nos próximos dias. Esperamos que as autoridades trabalhem bastante para minimizar as dificuldade que as pessoas que vão transitar pela área terão. Certamente deveremos ter um trânsito bem complicado. Vamos torcer que não.

Paralelo ao fechamento da via foi inaugurado a Via Binário que funciona como novo corredor de trafego na região. Outras vias estão sendo construídas em forma de túneis.

Uma coisa que se espera desse processo de revitalização é que traga uma melhora de fato na vida dos cariocas e turistas, que integre a cidade, que não seja um espaço para especulação imobiliária, e que possa fazer com que o carioca frequente essa nova área com segurança e conforto.

_MG_1075

Via modernas da Zona Portuária de Barcelona

No primeiro semestre deste ano estivemos em Barcelona e vimos a importância que teve a revitalização do porto para a cidade. Todo processo na cidade Catalã foi conduzido de modo a valorizar o patrimônio histórico-cultural, a cidade e seus habitantes.

_MG_1095

Amplos calçadões do Porto de Barcelona

Esperamos que o mesmo aconteça na revitalização da Zona Portuária no Rio de Janeiro.