Projetos desenvolvidos por jovens cientistas cariocas | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Projetos desenvolvidos por jovens cientistas cariocas

Publicado por cidadedorio em 15/07/13 | Rio

_MG_4215

Centro de Tecnologia na Ilha do Fundão

Por André Delacerda e Diogo Fagundes,

A pesquisa e o desenvolvimento tecnológico poderiam ser mais incentivadas tanto pelo setor público, quanto pelo privado no Brasil.

No Rio de Janeiro este cenário também não é diferente. Apesar de termos boas universidade e até alguns centros tecnológicos, a maioria dos projetos não recebem o apoio e atenção devida.

Poderíamos ter no Rio de Janeiro um grande celeiro científico, com muitas inovações tecnológicas surgindo. Mas infelizmente isso ainda está longe de acontecer.

O que falta?

Falta incentivo, investimento e maior atenção das autoridades e do empresariado.

Cabe também neste sentido, outro aspecto de suma importância. O estimulo para que as crianças e jovens se interessem mais pela ciência e a vejam como algo desafiador e interessante.

Encontramos no CT – Centro de Tecnologia da UFRJ muita força de vontade de jovens cientistas que apesar de terem dificuldades, estão trabalhando para trazer boas soluções no campo da pesquisa e desenvolvimento.

Assistam a três vídeos bastante interessantes produzidos por nossa equipe sobre os projetos desenvolvidos no Centro de Tecnologia.

Destaque para o Baja veículo off road; ao Solar Brasil, que desenvolve barcos movidos a energia solar; e o Maglev, tem de levitação.

Baja:

Barco Solar:

Maglev Cobra: