Caminho de Santiago de Compostela por dois Cariocas: Salas / Espina
Publicado por cidadedorio em 05/05/15 | Viagens
Por Amanda Nogueira,
A noite passada, foi muito agradável em Salas. No albergue, La Campa de Miguel, fizemos vários amigos espanhóis. Alguns deles repetindo o Caminho pela segunda vez. Em destaque nosso amigo de Reus, orgulhoso de sua cidade onde nasceu Gaudí, um senhor chamado Vicente Alegre e uma moça, a Olga, apaixonada pelo Rio de Janeiro, sobretudo por Santa Teresa.
Pela manhã, aproveitamos para passear pela cidadezinha, que possui algumas construções feitas de pedras. Uma linda Igreja, um pórtico e uma torre se destacavam em meio a paisagem natural.
Aproveitamos para despachar nos Correios, parte do peso de nossas mochilas para Santiago de Compostela, 8kg de itens desnecessários, que carregamos por 40km.
Depois disso, começamos a caminhada. Uma trilha bastante íngreme, com um solo composto por pedras e cascalhos. O vento forte e uma chuvinha fina, dificultavam o percurso. Passamos por uma floresta com pinheiros e por baixo de uma autoestrada, muito bonito de se ver.
Também avistamos durante todo o trajeto, muitas montanhas com moinhos geradores de energia eólica.
Ao chegarmos na cidade de La Espina, decidimos nos abrigar, pois ventava muito e uma grande nuvem negra de chuva se aproximava. Escolhemos ficar no albergue El Cruce, da senhora Carmen, que também é proprietária de um mercado chamado Coviran El Cruce, que fica no andar térreo. Fomos muito bem acolhidos. Este albergue é mantido por donativos, um valor doado pelos peregrinos que aqui descansam.
Conhecemos um rapaz de Andaluzia, chamado Gonçalo, que veio de Cornellana. Ele é professor de yoga e está fazendo o caminho de bicicleta. Também conhecemos um rapaz português, de Coimbra, muito simpático, o João. Este intercâmbio cultural proporcionado pela amizade com pessoas de países tão diferentes tem sido incrível para nós dois.
Vejam mais bonitas cenas da viagem!