Um pouco da paisagem do Rio, do Centro a Botafogo, em um veículo
Publicado por cidadedorio em 17/06/15 | Rio
Por André Delacerda e Diogo Fagundes,
A paisagem do Rio de Janeiro chama a atenção de quem trafega de carro, moto ou ônibus. Muito das vezes pela correria do dia-a-dia no trânsito e é claro, pela atenção que se deve ter ao dirigir. Perde-se um pouco do que se poderia ser visto. Mas ora ou outra, numa parada no sinal ou até mesmo em meio aos engarrafamentos pode-se visualizar a beleza da paisagem, os detalhes da cidade.
Na reportagem de hoje, vamos mostrar um pouquinho do que se pode ser visto no trajeto da Avenida Presidente Vargas, próximo a Cidade Nova, até o bairro de Botafogo na Zona Sul.
Descendo o viaduto que dá acesso do Paulo de Frontin a Cidade Nova, em frente a Avenida Presidente Vargas, pode-se ver de cara toda imponência da cidade, os prédios modernos espelhados contrastando com os mais antigos. Ao longe o destaque fica para a torre do relógio da Central do Brasil e ao fundo a Candelária, essa paisagem urbana também é emoldurada pela moderna passarela do Metrô da Cidade Nova.
A Avenida Presidente Vargas novos prédios estão surgindo trazendo um moderno design a velha avenida.
No bairro da Cidade Nova, os prédios modernos e espelhados são outra atração ao olhar, com destaque ao grande prédio que se ergueu atrás do Sambódromo.
Um giro por uma das alças da Avenida Presidente Vargas rumo ao viaduto que passa atrás do Sambódromo, possibilita relances do Corcovado com o Cristo Redentor, e bem em destaque as torres da Central do Brasil, com seu imponente relógio e o prédio do Comando Militar do Leste.
Um pouco mais em frente tem-se a favela da Mineira, uma comunidade que pela sua formação e cor das casas, nos remete a uma cidadela medieval em uma montanha.
Atravessando o Túnel Santa Barbara, chega-se ao Bairro de Laranjeiras. Ali os destaques ficam para o Campo do Fluminense e o o histórico Palácio Guanabara, que um dia já foi residência da Princesa Isabel. Próximo ao palácio ficam as famosas palmeiras imperiais da Rua Paissandu, numa transversal em frente ao palácio.
Mais algumas ruas e quadras, chega-se a Rua São Clemente em Botafogo, o bairro era repleto de casarões e palacetes. Ainda restam alguns como a Casa de Rui Barbosa, o Palácio da Cidade, o da família Guinle e o do Consulado Português. Mas quem rouba a cena em múltiplas aparições em ângulo desta rua é o Corcovado e o Cristo Redentor.