Nova Orla do Conde: revitalização da zona portuária
Publicado por cidadedorio em 03/07/16 | Rio
Muita gente reclamou, mas após quase 3 anos de obras, a nova região Portuária do Rio de Janeiro reaparece revitalizada. Com largas avenidas, túneis, VLT, praças e museus. Quem ainda não foi conferir as mudanças, vá! Pois vale a pena. A primeira grande mudança veio com a revitalização da Praça Mauá e a chegada do Museu MAR.
Tem gente que reclama falando que a cidade tem muitos problemas e que a nova roupagem da zona portuária do Rio de Janeiro é para inglês ver. Mas que esta indo a nova orla batizada de Conde, que tem sua extensão do Museu Histórico Nacional até próximo a Rodoviária Novo Rio, tem visto que o grande público que começa a tomar conta da área é de cariocas, que estão redescobrindo os novos espaços da cidade.
Em seguida vemos os turistas brasileiros e estrangeiros. Que estão se juntando aos cariocas e visitando esses novos points da cidade.
Sabemos que o Rio de Janeiro tem muitos problemas, mas investir na revitalização dessas áreas turísticas ajuda a cidade a se firmar cada vez mais como um polo turístico. Faz com que o turista permaneça aqui mais tempo. E deixe divisas para cidade. Trazendo recursos, e mantendo e gerando empregos. Cidades do mundo todo tem investido na melhoria de suas áreas centrais e portuárias que passam a serem centros culturais, de comercio e serviço, aquecendo a atividade turística.
A nova orla do Rio de Janeiro, já começa a mostrar para que veio. Além, dos espaços públicos, museus e espaços culturais que tem movimentado a região. Inúmeros empreendimentos vem surgindo, aquecendo primeiramente o setor da construção, e certamente em seguida vão gerar muitos empregos nas lojas, centros empresariais, hotéis, etc. Essa ocupação também ajudará povoar a área, que antes era pouco frequentada.
Que anda pela nova orla, se depara com amplos jardins, calçadões, descks, bancos e mesas que fazem com que a convivência seja maior entre as pessoas. Vale ressaltar que os monumentos estão por toda parte, sem falar na arquitetura fascinante do Rio antigo que era escondida pelas toneladas de concreto da Perimetral.
Por falar em Perimetral, a mesma foi substituída pelos túneis 450 anos e pelo Marcelo Alencar. Um dos mais longos do Brasil.
Vale a pena também andar de VLT, o veículo leve sobre trilhos que liga a Rodoviária ao Santos Dumont passando pela Praça Mauá e Avenida Rio Branco. O novo meio de transporte promete ganhar a preferencia do carioca que se locomove pelo Centro nos próximos meses.
A revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro está fazendo com que o carioca se reencontre com parte do centro da cidade e com a nova paisagem do Porto do Rio de Janeiro.
As fotos aéreas foram feiras por OnMoveOn Films