A cidade que é um cenário de cinema: Riollywood
Publicado por cidadedorio em 21/07/14 | Rio
Cenário de cinema desde o passado
Por André Delacerda e Diogo Fagundes,
Se voltarmos no tempo na busca sobre o surgimento do cinema no Brasil, podemos encontrar o registro da primeira projeção cinematográfica do país ocorrendo na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1896. Na década de 40 a cidade já era cenário para locações de Hollywood. Além disso, o Rio de Janeiro foi sede da lendária Companhia Atlântida.
Os anos se passaram, o desenvolvimento das produções audiovisuais em terras cariocas não pararam de crescer. A cidade se consolidou com uma posição de destaque no cenário cinematográfico nacional fornecendo: estrutura, tecnologia, locação e mão-de-obra qualificada para dá suporte a este setor tão importante da economia.
Cada vez mais, produções internacionais tem escolhido o Rio
Poderíamos até dizer que a Hollywood brasileira é a cidade do Rio de Janeiro. A cidade tem um cenário privilegiado, o que atrai a atenção das principais produções do cinema e televisão nacionais. E atraiu as produções internacionais como as dos filmes “Velozes e Furiosos” e “Huck”, dentro outras.
O Rio de Janeiro possui os maiores estúdios e centros de produção audiovisuais do Brasil. Outro dado é que 65 % das produtoras do Brasil estão aqui na cidade. Aqui também estão concentrados os principais órgãos de incentivo a produção audiovisual brasileira: Ancine, Centro Técnico Audiovisual – CTVa e a RioFilme, este último tem a sua sede no belo conjunto arquitetônico das Casas Casadas, em Laranjeiras.
A cidade também é se de escolas de arte como a CAL e o Tablado, e de escolas de cinema como a Darcy Ribeiro.
As produções cinematográficas geram bastante empregos na cidade
Abaixo listamos alguns dados das principais estruturas de produção que tem seus estúdios no Rio de Janeiro.
O Projac da Rede Globo – emissora que mais produz conteúdo nacional-, considerado o maior núcleo televisivo da América Latina, está localizado no bairro de Jacarepaguá. Com 3,99 milhões m2, este centro de produção abriga dez estúdios de gravação, cidades cenográficas e fábrica de cenários.
O Polo de Cinema, mais conhecido como PoloRio, está localizado na Barra da Tijuca e possui uma área de 25 mil m2, onde encontram-se estúdios de áudio e vídeo, além de produtoras.
Outro centro de produção de teledramaturgia no Rio de Janeiro é o RecNov da Rede Record, localizado nos antigos estúdios de Renato Aragão, que foram ampliados e modernizados, no bairro de Vargem Grande. Em um investimento de mais de 60 milhões de reais, este, é composto por oito estúdios, fábrica de cenários. Construídos em uma área de 200 mil m².
Uma das mais novas produtoras da cidade é o OnMoveOn que está entrando na área de teledramaturgia e também tem em uma das suas especialidades vídeos outdoor e de time-lapse.
A variedade de cenários facilitam nas locações de cinema e tv
Trocadilhos a partir, Riollywood, ou melhor, a Cidade Maravilhosa do Rio, é a Hollywood brasileira.