Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

A “História Ambiental Ilustrada” é lançado pelo ambientalista Bernardo Egas

Publicado por SiteCidadedoRio em 04/12/23 | ArteCultura

O ambientalista Bernardo Egas lançou no Rio de Janeiro, importante livro que conta a história da luta pela preservação do meio ambiente no mundo. Nesta entrevista, ele conta como foi a trajetória que levou a escrever o livro “História Ambiental Ilustrada”.

Como e por quê começou a luta pela preservação ambiental no mundo? Da pioneira Conferência Mundial sobre Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, Suécia, em 1972, passando por movimentos verdes globais e eventos no Brasil, como a ECO 92 e a Rio + 20, até o Acordo de Paris, em 2015, o tratado mais importante para a redução do aquecimento global, um longo caminho vem sendo percorrido desde que a preservação do planeta passou a ser uma preocupação constante. Estas e outras questões são abordadas no livro “História Ambiental Ilustrada”, que foi lançado no último dia 30 de novembro, no Hotel Fairmont, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

A ideia da publicação nasceu em 2020, quando os amigos Ana Borelli Sirkis e o advogado ambientalista Bernardo Egas falavam sobre a necessidade de uma publicação que abortasse o tema de forma lúdica, com texto de Bernardo e as incríveis ilustrações de Ana. Assim nasceu a parceria que resultou no livro, o primeiro de uma série de projetos sobre o tema que serão lançados no futuro. “História Ambiental Ilustrada” trata da evolução dos principais eventos relacionados à proteção do clima e do planeta, desde a sua origem até os dias de hoje.


Bernardo Egas conduz o leitor ao longo da jornada da luta ambiental, com um texto claro e envolvente. O livro aborda as primeiras preocupações com a saúde do planeta, e percorre eventos significativos como a criação da Carta da Terra e da Agenda 21 na Eco-92; a conferência de 1997, no Japão, onde foi escrito o Protocolo de Kyoto; e a Conferência das Nações Unidas, em 2019, em Madri, que trouxe as metas estratégicas do Acordo de Paris para o centro das negociações internacionais. O evento contou com a participação do então secretário de Meio Ambiente do Rio, Bernardo Egas, e do ambientalista pioneiro Alfredo Sirkis, um dos mais brilhantes ativistas brasileiros na luta contra a destruição do planeta, e por 27 anos casado com Ana Borelli Sirkis.

Além de contar a história de iniciativas que ajudam a mudar o mundo, como a criação do movimento Jovens pelo Clima, incentivado pela ativista sueca Greta Thunberg, “História Ambiental Ilustrada” aponta as soluções possíveis para salvar o planeta. Entre os exemplos, a busca pelo carbono zero e o uso de energias limpas, como a eólica e a solar; a troca de combustíveis fósseis por motores elétricos; a importância da reciclagem; a criação de hortas urbanas e a chamada economia azul, que garante a utilização adequada e sustentável dos recursos marinhos. “Além de narrar grandes marcos históricos do passado, o livro aponta também ações de esperança para o futuro. Hortas urbanas, gestão de resíduos, energias renováveis e economia azul são alguns dos temas abordados.

A esperança para a preservação do planeta pode vir dos oceanos. Um exemplo notável é o papel das algas com sua ampla capacidade de sequestrar gás carbônico e servirem ainda como biocombustível. As possibilidades são vastas” reflete, com entusiasmo, Bernardo Egas. O livro se propõe ainda a despertar a consciência ecológica na sociedade. Por meio de uma linguagem clara, as mudanças climáticas são relacionadas a desastres naturais como secas extremas, ondas de calor, enchentes e deslizamentos, eventos que atingem, especialmente, a população mais vulnerável e os países em desenvolvimento.

Por sua vez, Ana explica que sempre teve o desejo de criar uma obra acessível e de fácil entendimento sobre a luta ambiental: “Eu sempre questionei a falta de clareza e de objetividade nas informações científicas que as pessoas recebiam sobre a preservação do meio ambiente, e queria criar uma obra que pudesse suprir essa lacuna. Eu acredito que as ilustrações, as imagens conseguem ter um impacto muito grande e ajudam a tocar as pessoas de forma clara em relação a mensagem que queremos passar: promover as mudanças que necessitamos. Esse livro representa a realização desse sonho”, conclui.
As ilustrações de Ana Borelli Sirkis impactam ao mesmo tempo em que geram a reflexão proposta pelo livro. A paleta de cores azul e branca foi escolhida por ela para representar a ecologia e os fenômenos da natureza, os mares, o céu, o planeta. Algumas das imagens criadas despertam sentimentos de tristeza e de preocupação, como as enchentes que inundam as cidades ou os ursos em cima de único bloco de gelo derretido pelo aumento das temperaturas e o derretimento das geleiras.


“História Ambiental Ilustrada” pretende funcionar como um ponto de partida para que todas as pessoas possam conhecer a importância da preservação ambiental e, a partir daí, refletir sobre que atitudes tomar para também fazer
parte dessa luta.