Barcelona: primeira caminhada por uma cidade de tirar o fôlego
Publicado por cidadedorio em 16/06/13 | Viagens
Uma cidade que sabe preserva a sua história
Por André Delacerda e Diogo Fagundes
Uma região com mais de 2 mil anos de história, por onde passaram gregos, fenícios e romanos. Com uma história fascinante, cheia de lendas, como a da sua fundação por Hércules. Barcino foi seu primeiro nome da localidade.
Barcelona é hoje uma cidade que possui uma identidade unica, a cidade exala o orgulho Catalão, cheio de tradições, valores, preservação de um rico patrimônio histórico.
As ruas da cidade romana em Barcelona
Taí uma coisa que os Catalões são bons além do futebol e da famosa culinária. Eles guardam o bem precioso que é seu passado, conservam prédios seculares como se eles fossem construídos ontem, mantem sua cidade limpa, bem organizada. Não agredir o passado, e utilizam para a construção de um futuro melhor
Falando sobre nossa chegada a Barcelona, ela foi cercada por um misto de reencontro e curiosidade. Iríamos encontrar nosso amigo Roger, e conhecer uma das cidades mais bem recomendadas por todas as pessoas que falávamos que iríamos a Europa.
A bonita Catedral em estilo gótico no Centro da cidade
Inicialmente desbravamos a cidade romana, com suas ruas estreitas. Como não havíamos tomado café, Carol e Roger nos levaram a uma cafeteria de encher os olhos, daquelas que só os locais frequentam, repletas de pães, churros e com o sabor dos melhores chocolates. Confesso que tomei o melhor chocolate quente da minha vida. O Diogo pediu um suíço com nata que parecia uma dadiva, e comemos churros. Quanto custou o lanche? Apenas 4 euros por pessoa.
Uma cidade que exala e respira a sua identidade
Em seguida fomos visitar a Catedral, e mais ruelas romanas. E mais uma vez fomos surpreendido pela arquitetura gótica, que já havia nos encantando em Colonia – Alemanha.
Casas projetas pelo Catalão Gaudí
Caminhamos mais um pouco, pegamos mais um metrô até Passeo de Gracia, onde vimos as famosas casas projetadas por Gaudi, e em seguida já estávamos descendo as famosas Ramblas, bebendo numa famosa bica. Fomos até perto da estatua de Colombo que fica próximo ao Porto.
Porto de Barcelona, um local com múltiplas atrações
Por falar em Ramblas, este é o calçadão mais famoso e procurado pelos turistas na cidade, lá pode-se encontrar muitos restaurantes com placas oferencendo como prato do dia a famosa paeja, e as tapas. Segundo locais, as melhores paejas não estão nas Ramblas, e sim nos restaurantes mais afastados.
Bonita praia da vila de Garraf, 30 min de trem de Barcelona
Após esse breve passeio, pegamos um trem para a Garraf, um balneario com apenas 300 moradores a cerca de 30 minutos de Barcelona. O trem até Garraf, foi excepcional, de uma qualidade enorme, um exemplo para quem sabe termos uns assim no Brasil.
Em Garraf na casa de Roger e Carol, nos deliciamos com uma gostosa paeja, e que paeja. Vamos até passar a receita para vocês. Mas fica mais uma dica, paeja boa, é a feita com arroz…
Descasamos um pouco e no final de tarde fomos a um jogo do Barcelona. Mas isso contamos nos próximos posts.
Museu do Barcelona, a história de um clube de vitórias