Cais do Valongo ganha Título Patrimônio Mundial da Unesco
Publicado por cidadedorio em 09/07/17 | Rio
O Cais do Valonga foi redescoberto durante as reformas da região portuária do Rio de Janeiro. Ele fica na Gamboa, próximo a rua Barão de Tefé.
O cais ficou 168 anos soterrado e foi descoberto durante as obras de revitalização da região portuária. Que trouxeram inúmeras descobertas arqueológicas.
Entre 1811-1836 foi o local da chegada dos escravos africanos no Rio. Em 1843 foi feito um aterro sobre o cais para construção de ancoradouro para receber a imperatriz Teresa Cristina, que se casaria com dom Pedro II.
A coisa mais importante com essa redescoberta do Cais do Valongo é que ela resgata uma parte da nossa história ligada a cultura africana. Serve como marco para que estas e as futuras gerações não se esqueçam dos escravo que por ali passaram vindos da Africa, que mesmo com todo sofrimento por estarem longe da sua terra, família e cultura, sendo tratados de forma desumanas, aqui semearam a sua cultura, suor e setimento para construir o que chamamos de cultura carioca e brasileira.
Que o Cais do Valongo hoje Patrimônio da Humanidade nos traga mais humanidade, sabedoria, respeito ao próximo, e que nos aproxime cada vez mais do resgates das tradições e culturas de povos que se somam para formar essa grande nação.
Vale a pena uma visita ao local, que fica ao lado do Boulevard Olimpico do Porto do Rio de Janeiro.