Chove lá fora…e a Dengue
Publicado por cidadedorio em 22/01/13 | Rio, Site
Editorial da Semana,
Por André Delacerda e Diogo Fagundes,
No mês de janeiro acontecem as corriqueiras chuvas de verão, mas este ano, bota chuva de verão.
O clima continua quente e abafado apesar das noites com temperaturas mais amenas. Tem chovido além do esperado no Rio de Janeiro, e com o período chuvoso surge novamente um problema que nos atormenta todos os anos, a Dengue.
O acumulo de água em poças, pneus abandonados e recipientes, serve de alerta para uma possível epidemia de dengue que pode acontecer. E que esperamos que não ocorra.
É hora de a sociedade fazer seu papel fiscalizador, cada cidadão deve atuar ajudando a evitar novas epidemias e mortes. É fundamental que cada pessoa fiscalize a sua casa, não deixando recipientes que possam acumular a água da chuva. Assim, cada um de nós deve tentar evitar a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
O poder público deve cumprir a sua função fiscalizadora, orientadora e também trabalhar para combater o acumulo de água que pode ser visto em muitas calçadas irregulares, em obras públicas, e praças em estado ruim de conservação. É papel do poder público fazer uma campanha de conscientização a todo instante, e lembrar a população do perigo da Dengue. Além de dar toda infra-estrutura de apoio a população doente.
O combate ao mosquito da Dengue é uma responsabilidade de todos, e não somente de uma via.
Todo cuidado é pouco. Vamos evitar jogar lixo nas ruas, e evitar o acumulo de água em casa, afinal a Dengue nasce bem ao nosso lado.
Todos contra a Dengue.