Chuva no Rio, caos anunciado
Publicado por cidadedorio em 12/12/13 | Rio
O caos junto aos bairros que margeiam a Av. Brasil
Por André Delacerda e Diogo Fagundes,
Todo ano é assim, chove mais intensamente em alguma região da nossa cidade ou do Estado do RJ e o cenário é desesperador. A Serra já vem sendo castigadas de longas datas e parece que as nossas autoridade só brincam de anunciar medidas que de fato não melhoram o ou previnem nada.
Tem também, a população que por uma série de motivos desdes os sociais até teimosia vive em áreas de risco.
Já na cidade do Rio, as enchentes mostram o despreparo das nossas autoridade, que pecam nas melhorias de infra-estrutura, principalmente no que diz respeito a prevenção a enchentes e saneamento básico.
Ruas do Grajaú e Tiuca alagadas
É só ocorrer um período de chuvas mais intensos que a população fica ilhada e te seu patrimônio destruído decido a ação da água.
Quem não se lembra daquela chuva que alagou o Centro e Zona Sul há alguns anos atrás e parou a cidade deixando nossas autoridades sem ação.
E novamente a frase clássica daquele episódio repete “Fiquem em casa”.
O caos que se transformou a Avenida Brasil com as chuvas
Essa semana foi a vez da Zona Norte e e Subúrbio serem atingidos com magnitudes catastróficas, a Avenida Brasil e Radial Oeste viraram um mar, dentre outras vias importantes, mostraram que elas e seu entorno não estão preparados para absorver uma quantidade de chuva.
Dá para acreditar que essa é a cidade que fala com orgulho que vai dar um banho em Barcelona, na verdade foi a chuva que nos deu um banho. Essa é a cidade que está no centro das atenções do mundo com eventos como Copa e Olimpíada, choveu e alagou até no entorno do Maracanã. Imagina se isso ocrre na época da copa.
Ruas da Zona Norte alagadas
Obras de infra-estrutura estão sendo feitas, não podemos negar, como os piscinões da Praça da Bandeira e região da Tijuca, mas parece que são ineficientes para tanta água.
E ai vem a justificativa das autoridades, o lixo, a maré, etc.
Certamente, o lixo jogado pela população tem muito haver com essas catástrofes, mas parece que população e autoridades estão de braços dados no caso do lixo, uma joga resíduos nas ruas e córregos, como se esses lugares fossem latas de lixo, e as autoridades tem se mostrado ineficientes para limpar os rios e córregos e principalmente os bueiros. Assim, graças esses dois agente humanos, a cidade também alaga.
População ilhada na frente de estação de metrô
É chegado a hora da população cobrar de forma enérgica medidas que realmente melhorem o escoamento da áreas que sabemos alagam tradicionalmente e que vão alagar com as mudanças climáticas que se aproximam cada vez mais da nossa realidade. E do outro a população tem que se conscientizar que o lixo jogado nas ruas e rios hoje, é a dor de cabeça a prejuízo de amanhã.
Esperamos que ações positivas sejam implementadas de fato para que a cidade não sofra tanto com as futuras chuvas de intensidade que irão ocorrer nos próximos meses e anos.
Chuva alaga região da Fazenda Botafogo
Fotos: Leyla Cristina, Isabelle Arkan, Beatriz Brêtas