Desabafo da Cacá – Minha Cidade Cosmopolita de Havaianas
Publicado por cidadedorio em 21/01/18 | Rio
Meu nome é Caroline Dias (Cacá), sou advogada, colunista da cidadedorio.com, Carioca Portuga, e, hoje, decidi escrever sobre a minha cidade! (Eu pensei em fazer um vídeo, entretanto, desisti! Rsrs). Mas, na próxima celeuma teremos um! Rsrs!
Um textinho breve …
O Rio tem muitos problemas(todos sabemos!) mas, julgar a Cidade só pela violência é um excesso! Aqui é terra de gente que apesar dos pesares, é otimista, feliz, solta e livre! Gente de fé! FÉ, isso não nos falta! Aqui mora gente de coração quente e alma leve! O Rio é Bossa! É Samba! O Rio é liberdade! E ser carioca é um presente!
O Rio é sim, a Cidade Maravilhosa e sempre será! Uma das Cidades mais lindas do planeta terra! Como não se apaixonar pelo entardecer no Arpoador?! Pelo amanhecer na Lagoa? Como não amar o Leblon? Como não se render à malemolência do subúrbio carioca!? Rsrs! Como não mexer o “popozão” ao som da batida do funk!? Rsrs! Isso aqui é miscigenação de cor e de ritmos! É explosão de criatividade e um pouquinho de malandragem(no bom sentido, claro! Melhor denominaria como flexibilidade!). O Rio é riqueza humana, vibração alta e energia solar! É uma cidade cosmopolita de Havaianas! E é justamente aí que reside a singularidade do Rio de Janeiro!
Aos cariocas faço um pedido: Não detonem nossa Cidade fora do Brasil, roupa suja se lava em casa! Apreciem e falem do que é lindo e edificante! Isso aqui é NOSSA CASA! E todo LAR deve ser respeitado e tratado com amor ainda que hajam muitos desafios a serem vencidos!
Não estou entrando no mérito político! Nesse momento, não estou apta a fazê-lo! Estou escrevendo da Cidade pela Cidade e do meu amor pelo Rio 50 graus(mudei a letra da música Rio 40 graus da Fernanda Abreu, porque a sensação térmica logo logo será essa!), Cidade Maravilha, purgatório da beleza e do caos! Rsrs!
Vale ressaltar que não podemos julgar o Brasil pelo Rio, nosso país tem proporções continentais e cada região tem suas peculiaridades, bem como, não podemos julgar o Rio pelas suas mazelas! Somos muito mais que isso! Infinitamente mais! Somos Brasil!
Sobre o Rio, deixo um trechinho do Samba do Avião do nosso eterno Antônio Carlos Jobim!
“Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar
Praia sem fim
Rio, você foi feito prá mim
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Rio de sol, de céu, de mar
Dentro de mais um minuto estaremos no Galeão
Copacabana, Copacabana..”
Ao Rio todo o meu amor!