E se o Rio de Janeiro não tivesse carro?
Publicado por cidadedorio em 27/01/14 | Rio
Av. Presidente Vargas numa quarta-feira a tarde
Por André Delacerda e Diogo Fagundes,
Todos os dias enfrentamos constantes engarrafamentos nas ruas cariocas. De uns anos para cá essa é a rotina de muitos cariocas na ida e retorno do trabalho. Hoje em dia os engarrafamentos não são exclusividades nas rotinas de trabalho, também estão presentes no lazer, na noite, na ida a praia.
Segundo estudo publicado em 2013 o carioca é quem fica mais tempo no trânsito em no Brasil. Isso mesmo, superamos os intermináveis engarrafamentos paulistas.
A nossa equipe resolveu, numa brincadeira inusitada, sumir com todos os carros em horários de grande movimentos na cidade, em avenidas com grande fluxo de veículos.
Enseada de Botafogo numa tarde de segunda-feira que teria fluxo intenso
E eis que, em uma tarde durante a semana, os carros sumiram na Avenida Presidente Vargas, no Aterro do Flamengo, na Lagoa, na Avenida das Américas e na Linha Vermelha.
Auto-estrada Lagoa Barra em um dia de semana numa visão quase impossível
Sumir com os carros seria solução, mas desespero para muitos. Talvez. Se bem que o Rio ficaria mais bonito sem eles, ficaria mais fácil de andar, de caminhar, de andar de bicicleta.
Av Min. Ivan Lins na Barra livre do congestionamentos
Quem mora na Barra da Tijuca já está acostumado aos engarrafamentos na Avenida das Américas. Os moradores desse bairro tem uma forte ligação com os veículos, e devido as longas distâncias entres os condomínios, shoppings, escolas e mercados quem lá mora tem que utilizar muito mais o carro como meio de locomoção.
Av. das Américas em plena semana sem nenhum carro
Quem vem da Baixada e Subúrbio para trabalhar no Centro ou quem sai do Centro para Ilha do Governador e outros bairros está acostumado com o engarrafamento da manhã e final de tarde, mas se a Linha Vermelha não tivesse carros, como seria?
Linha Vermelha no horário de rush sem carros
Sumiram também os carros na Lagoa, ponto com grande engarrafamento sentido Túnel Rebouças. E não é que poderia se transformar numa área de lazer muito maior o seu entorno.
Entorno da Lagoa numa tarde que bem poderia ser engarrafada
Você acha que o Rio de Janeiro seria bem melhor sem tantos carros nas ruas? Dê sua opinião sobre o sumiço dos carros e quais as alternativas para se melhorar o trânsito do Rio de Janeiro.