Melhores do mundo confirmados no Billabong Rio Pro
Publicado por cidadedorio em 05/05/13 | Eventos
O Billabong Rio Pro começa nesta quarta-feira com os grandes astros do Circuito Mundial confirmados na etapa brasileira do WCT no Rio de Janeiro. O defensor do título mundial, Joel Parkinson, o onze vezes campeão Kelly Slater, o bicampeão Mick Fanning e C. J. Hobgood, que também tem um troféu de melhor do mundo, já estão escalados para estrear nas ondas do Postinho da Barra da Tijuca. Eles, os outros 26 tops do ASP World Tour 2013 e os dois substitutos dos atletas contundidos. O Brasil tem seu time completo pela primeira vez no ano, com Adriano de Souza na briga direta pela ponta do ranking liderado por Kelly Slater.
Ele estava na Indonésia, surfando as ondas perfeitas das Ilhas Mentawaii, junto com Miguel Pupo, que vai estrear na temporada 2013 no Rio de Janeiro. Contundido, Pupo não competiu nas duas provas da Austrália, mas retorna agora no Billabong Rio Pro. A volta será na quinta bateria, logo a do atual campeão mundial Joel Parkinson, que arrancou para a conquista do título de 2012 com o vice-campeonato na etapa brasileira do WCT. Adriano de Souza estreia na segunda, contra os australianos Matt Wilkinson e Yadin Nicol.
“Para mim, a Indonésia foi uma boa preparação antes de voltar para o Brasil”, disse Adriano de Souza. “É um lugar que permite você surfar boas ondas e aumentar sua performance. Surfei de seis a sete horas por dia lá e foi ótimo”. Mineirinho também falou sobre repetir a vitória de 2011 no Billabong Rio Pro, que lhe garante a liderança do ranking como foi naquele ano. “Sei que o caminho para chegar a final é enorme, não é fácil e vou ter que lutar muito por ela”.
Ausente na etapa brasileira do WCT no ano passado, desta vez Kelly Slater vem defender a ponta no Rio de Janeiro. Ele entra na sexta bateria, depois das apresentações de Joel Parkinson e de todos os outros principais concorrentes ao título neste início de temporada. O quarto do ranking, Adriano de Souza, está na segunda, os vice-líderes Taj Burrow e Mick Fanning na terceira e quarta e Parko na quinta. Uma final entre dois destes cinco no Billabong Rio Pro, vale o primeiro lugar na corrida pelo troféu de campeão mundial do ASP Tour 2013.
COLETIVA DE IMPRENSA – Kelly Slater, Joel Parkinson e Adriano de Souza são alguns componentes da mesa na primeira coletiva de imprensa da etapa brasileira do WCT, que será realizada nesta terça-feira, ao meio-dia no Royalty Hotel, na Av. do Pepê na Barra da Tijuca. Além deles, a havaiana Carissa Moore, a australiana Sally Fitzgibbons, a norte-americana Courtney Conlogue e a brasileira Silvana Lima, também estarão atendendo aos jornalistas.
No dia seguinte começa o prazo do Billabong Rio Pro e do Colgate Plax Girls Rio Pro e a expectativa é grande para que os brasileiros repitam a ótima atuação da etapa passada, em Bells Beach, encerrada com a inédita vitória de Adriano de Souza na Austrália. Antes, Kelly Slater foi barrado por Willian Cardoso, no duelo seguinte Raoni Monteiro ganhou de Joel Parkinson e o estreante Filipe Toledo também brilhou nas direitas de Bells Beach. O fenômeno Gabriel Medina e o campeão mundial C. J. Hobgood foram duas vítimas dos aéreos do ubatubense de apenas 18 anos de idade, filho do bicampeão brasileiro Ricardo Toledo.
Filipe vai estrear no Billabong Rio Pro na quarta bateria, encabeçada pelo australiano Mick Fanning. O também paulista Gabriel Medina está na oitava com o norte-americano Damien Hobgood e o havaiano Dusty Payne. Na seguinte, o carioca Raoni Monteiro fecha a participação brasileira enfrentando o francês Jeremy Flores e o californiano Nat Young. Quem abre é o catarinense Alejo Muniz, escalado na primeira bateria com o australiano Josh Kerr e o americano Patrick Gudauskas.
QUATRO CONTUNDIDOS – O time verde-amarelo já tem dois reforços confirmados pela ausência de quatro tops do WCT que estão contundidos. Não virão ao Rio de Janeiro o atual campeão do Billabong Rio Pro, John John Florence, o também havaiano Fredrick Patacchia, o australiano Owen Wright e o português Tiago Pires. Pelas regras, a ASP pode substituir apenas dois com os primeiros “alternates” da temporada, o australiano Yadin Nicol e Patrick Gudauskas.
Mesmo participando das duas etapas da Austrália, inclusive vencendo Kelly Slater em Bells Beach, o catarinense Willian Cardoso ficou de fora da etapa brasileira do WCT porque Yadin Nicol vai competir desta vez. O Tour Manager da ASP, Renato Hickel, esclarece o critério técnico do regulamento para substituir os contundidos nas etapas.
“Uma pena realmente. Ele (Willian Cardoso) é o número 3 da relação e a ASP tem apenas duas vagas pros quatro contundidos, ou seja, o Willian e o Heitor Alves só entram se os dois primeiros substitutos declinam o convite, como fez o Yadin Nicol nas duas primeiras provas”, explicou Renato Hickel, por e-mail. As outras duas vagas ficam então para a organização do evento, além dos dois convidados que já tem direito a nomear.
TRIAGEM CARIOCA – O indicado pela Billabong foi o atleta da sua equipe, o australiano campeão mundial Pro Junior da ASP, Jack Freestone. Com a divulgação dos quatro contundidos, a vaga da GEO, que organiza a etapa brasileira do WCT, já foi confirmada para o cearense Messias Felix, pelo título brasileiro conquistado no ano passado.
Ele ia ter que participar de uma triagem contra três cariocas, o campeão estadual Gustavo Fernandes, Jerônimo Vargas representando a Associação de Surf da Barra da Tijuca (ASBT) e Simão Romão pela Associação de Surf do Arpoador. Os três ainda vão disputar uma das duas novas vagas dos contundidos, em uma bateria antes do início do evento. E a organização do campeonato irá definir o último participante para completar a primeira fase.
SOBRE O BILLABONG RIO PRO – O Billabong Rio Pro é a etapa brasileira do Circuito Mundial de Surf patrocinada pela Billabong. O evento é apresentado pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pela RIOTUR, com patrocínio da Colgate Plax, parceiros Oficiais Bony Açaí e Água Bioleve, apoio da Monster Energy, Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ), Associação de Surf da Barra da Tijuca, Arpoador Surf Club e Favela Surf Club e realização da GEO.
SOBRE A BILLABONG – A Billabong é uma marca australiana fundada em 1973 pelo surfista e shaper Gordon Merchant e por sua esposa, Rena Merchant. Apaixonados pelo lifestyle da cultura surf, foram os inovadores do mercado de boardshorts. No Brasil desde 2000, pelo Grupo GSM Brasil, a Billabong se destaca como uma das principais representantes dos esportes de ação.
TRANSMISSÃO AO VIVO E REDES SOCIAIS:
Billabong Rio Pro
Facebook
Twitter – @BillabongProBr
Instagram – wctbrasil
Fotos desta matéria: Kirstin Scholtz / ASP