O mistério da Lagoa, a Pedra Santa
Publicado por cidadedorio em 12/03/14 | Rio
Aquarela de Robert Streatfield retratando o rosto da Lagoa
Por André Delacerda e Diogo Fagundes,
O Rio de Janeiro é uma cidade cheia de mistérios. Temos a Ibis do Pão de Açúcar e o rosto gigante da Pedra da Gávea. Mas, poucos sabem que a cerca de quase dois séculos atrás havia mais uma pedra que inspirava medo e mistério.
Era chamada de a Pedra Santa ou Pedra da Santa, e ficava entre o Clube Piraquê e o bairro de Humaitá. Essa pedra tinha o formato de um rosto que olhava para dentro da Lagoa.
Dizem que D. João tinha bastante medo de passar junto a este rosto, tanto que preferia chegar a região de barco.
Não se sabe se a Pedra Santa foi esculpida por algum povo mais antigo ou era uma formação natural.
Fato é que em 1837, um padre de nome Souto destruiu o grande rosto que deve ter rolado para o que então era a Lagoa Rodrigo de Freitas, já que boa parte do Jardim Botânico junto a Pedra foi aterrado posteriormente.
O mesmo padre solicitou ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro a destruição da Pedra da Gávea, mas sem exito, e para nossa sorte que temos aquele monumento histórico natural preservado.
Região da Lagoa onde se encontrava a Pedra da Santa
Seria bacana se hoje pudéssemos olha para esta paisagem e ver o enorme rosto, mais uma atração do Rio de Janeiro, e uma parte da nossa história preservada. Quem sabe um dia resolvem fazer uma escavação na área.