O que fazer no Rio de Janeiro, em Ipanema
Publicado por cidadedorio em 06/01/15 | Rio
Ipanema, por do sol famoso
Por André Delacerda e Diogo Fagundes,
Dando continuidade as nossas reportagens de “O que fazer no Rio de Janeiro” hoje falaremos de Ipanema. Bairro cantado em versos e canções por Vinícius e Tom, o bairro da “Garota de Ipanema”, das tendências, de muita gente bonita na orla curtindo a praia e os esportes, das lojas e grifes, do surf e do por do sol no Arpoador.
Ipanema é um bairro que reuni todas as tribos nas suas areias podemos encontrar surfistas, descolados, gays, a turma que curte uma vida saudável, e é claro, cariocas de todas as partes e turistas de todo o mundo que vem ao bairro pela sua fama.
Quem vem a Ipanema não deve deixar de passear pela Rua Visconde de Pirajá e ver a vitrine das lojas, em especial vá a Rua Garcia D’ Avila uma das travessaria da Visconde, lá estão concentradas as lojas mais caras e chiques do bairro. Se você não vai comprar ou espiar as lojas, a boa quando chegar a fome é comer um bom sanduiche carioca, tomar aquele suco, ou açai em uma das inúmeras lanchonetes do bairro. No final de tarde vale se entrossar com o carioca nos botecos saboreando os petiscos locais.
Vista aérea de uma das praias mais democráticas do Brasil
Ipanema é o bairro da praia, ela começa na Pedra do Arpoador e vai até o Canal do Jardim de Alah. A praia é dividida por três postos, 8, 9 e 10, ou melhor quatro, pois o 7 fica quase ao lado do Arpoador. Ipanema é uma praia bem democrática, nas suas areias podemos encontrar várias tribos e estilos, no Arpoador se concentra a galera do surf, na Rua Farme de Amoedo os gays, no posto 9 o pessoal mais descolado, na Garcia e 10 muita gente jovem. Mas a praia inteira é uma mistura de culturas, estilos e jeito de ser. Na sua extensão vai encontrar os vários “ser carioca”.
Não deixe de provar o ” ahhh abacaxi” de um dos vendedores mais famosos das areias, o biscoito Globo, e o tradicional mate vendido em galão na praia. Dê uma estica até uma dos inúmeros quiosques do calçadão e tome uma deliciosa água de coco.
Altinha nas areias de Ipanema, esporte típico carioca
Os esportes também podem ser encontrados nas areias de Ipanema, o futvollei na altura da Rua Vinicius de Moraes, que vem ou outra tem a participação de algum jogador de futebol. A altinha esporte tipico carioca e que pode ser visto próximo ao Coqueirão (Rua Maria Quiteria), o slack line perto do Country, o skate e bike na ciclovia, e é claro, o surf em toda extensão da praia, mas vale sentar na pedra do Arpoador e apreciar as manobras dos surfistas ao lado.
Ipanema é música, no final de tarde, principalmente no verão você pode encontrar músicos de rua no calçadão. Também a arte dos hippies.
O charme do final de tarde em Ipanema
A boa é por uma sandália e roupas leves e caminhar pela extensão da orla curtindo e observando a moda, a alegria e paisagem carioca.
A beleza do por do sol nas areias de Ipanema
Evite sair com objetos de valor, vale ter cuidado para evitar algum imprevisto. Quanto aos preços dê aquele pesquisada antes de comprar o lanche, o carioca tem reclamado dos preços “surreais” na estação, mas nada que uma boa pesquisa não ajude,
E para finalizar o dia vá a Pedra do Arpoador e junte-se aos locais e vejo o espetacular por do sol e no final bata palmas para o astro rei.
Cariocas e turistas reunidos para apreciar o por do sol