O Rio e suas atrações históricas
Publicado por cidadedorio em 15/05/14 | Rio
Forte de Copacabana, além da bonita vista, possui um museu
Por André Delacerda e Diogo Fagundes,
O Rio de Janeiro não é somente praia, bonitas montanhas e belas paisagens naturais. A cidade é repleta de histórias que remontam a sua fundação na Urca, passando pelo Império do Brasil que aqui teve sua sede, e chegando a até o período modernista.
Andando pelas ruas do Rio de Janeiro pode-se visualizar um mosaico histórico composto por prédios de arquitetura colonial, belle epoque e modernista.
Palácio do Catete, uma parte da história do Brasil passou por lá
A cidade tem inúmeros prédios históricos que mereciam ser mais bem cuidados. Mas há alguns conjuntos arquitetônicos nos quais, hoje funcionam centros cultuais que possuem uma razoável conservação. Como por exemplo o prédio histórico da Biblioteca Nacional.
Cenário do último baile do Império
Na orla, destacamos os fortes de Copacabana – com forte apelo histórico em várias épocas no Rio de Janeiro. Além dos fortes do Leme e da Urca. Também no litoral, próximo ao Centro da cidade, pode-se visitar a Ilha Fiscal, uma jóia de arquitetura em plena Baía de Guanabara.
Theatro Muncipal um dos destaques da Cinelândia
Para quem procura centros culturais com grande valor histórico destacamos: o Theatro Municipal, a Biblioteca Nacional, Museu de Belas Artes, localizados na Cinelândia. A Casa França-Brasil e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que já foi a antiga Casa da Moeda, ambos localizados juntos a Igreja da Candelária. E o Palácio da Quinta da Boa Vista, no bairro imperial de São Cristovão. Ah! Outra dica é o Observatório Nacional em São Cristovão.
Monumental Catedral da Sé
Se você gosta de visitar igrejas, destacamos as da Candelária e da Sé. Porém, se você caminhar pelas ruas do Centro vai certamente encontrar alguma preciosidade sacra.
Com as obras de revitalização da Zona Portuária muitos prédios que antes tinham a sua visão restrita pelo Elevado da Perimetral voltaram a se destacar. Achados arqueológicos como Cais do Valongo também foram redescobertos com as obras do porto e hoje podem ser visitados, numa espécie de museu a céu aberto.
Cais do Valongo, redescoberto com as obras do porto
Nossa dica é que você caminhe pelas ruas do Centro, da orla e visite também os barirros de Botafogo e do Jardim Botânico.
Por toda a cidade estão espalhadas obras primas arquitetônicas a espera de um click ou de sua contemplação.
Jardim Botânico do Rio de Janeiro