Salve a Baía de Guanabara
Publicado por cidadedorio em 02/05/13 | Rio
Por André Delacerda e Diogo Fagundes,
A segunda maior baía do Brasil, um cenário de grande beleza, com umas das visões mais bonitas do mundo, pede socorro. Ontem fomos dar uma voltar na Baía de Guanabara de barco e encontramos muito lixo boiando. Um cenário triste para um ecossistema tão importante.
Infelizmente o projeto de despoluição da baía vem se arrastando, e depois de anos e milhões gastos parece que ainda está muito longe de chegar a um nível bom.
Mesmo assim, a baía que banha importante cidade como o Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, além de municípios da Baixada Fluminense ainda tem muita vida, que pode ser encontrada nos pássaros que dão um show no balé aéreo, nos peixes que ainda resistem a poluição, e em projetos como uma fazenda de mariscos que encontramos na região de Niterói, como se pode ver na foto abaixo.
A Baía de Guanabara merece ser bem cuidada pelas autoridades e por também nossa população. Esta última, devido a fatores culturais, ainda insiste em jogar lixo nas águas da baía e seus afluentes.
Vamos ter mais consciência, é hora de olharmos para a Baía de Guanabara com carinho e responsabilidade, para que possamos ter uma parceria com esta no setor de pesca, e também do turismo náutico, que pode ser melhor trabalho.