Um país múltiplo, as muitas visões da Alemanha
Publicado por cidadedorio em 09/10/13 | Viagens
O esplendor do Portão de Brandenburgo
Por André Delacerda e Diogo Fagundes,
Quando pensamos em Alemanha imaginamos logo Berlin com a impactante imagem do Portão de Brandenburgo. Muita gente lembra das festas da Oktoberfest e suas cervejas em Munique.
Porém, após 11 dias percorrendo várias cidade e regiões, descobrimos uma Alemanha que se entrelaça como num mosaico cultural de surpreender a qualquer um. Uma Alemanha de traços góticos, mas também romanos. De uma história que passa pela migração de povos e culturas, e ainda hoje se mescla e se reinventa.
A moderna Frankfurt
Encontramos uma Frankfurt metrópole financeira mundial com seus prédios imponentes e cheios de vidro, mas que não se esquece do seu ar provinciano. Pode-se encontrar bem no coração da sua área urbana, uma antiga cidade medieval. Há uma Frankfurt de vidro e concreto, mas com muitos parques e verde. Uma Frankfurt dos automóveis possantes, mas que repleta de bicicletas que trazem um equilíbrio todo especial a cidade.
Colônia, a antiga colonia romana
Vivenciamos uma Colônia com espírito de Brasil, com gente calorosa, musical, boêmia. Uma cidade com quase 2 mil anos de história. Que preserva suas tradições e que impõe através da sua Dom, a soberania do passado sobre o moderno que as vezes quer nos engolir. Encontramos uma Colônia sorridente que se move no seu moderno transporte público. Que exala conhecimento através de suas faculdades. Uma antiga jovem cidade.
Vila bucólica em Bonn
Convivemos com uma Bonn gelada nos aquecendo de alegria ao nos revelar que na cidade que nos parecia tão burocrática, tinha uma daquelas vilas que só vemos bem no interior do país. Bonn nos mostrou suas várias faces, a antiga, a governamental, a musical com Bethovem. Uma cidade tranquila e cheia de verde.
A pequena Wurselen
Encontramos uma Wurshelen que nos apresentou a neve, que possui a melhor loja de equipamentos para motociclismo de toda Europa. Foi tão empolgante este dia! Neve, autobahn, o medo e o adrenalina de dirigir 600 km até Berlin.
O moderno e o antigo no coração de Berlin
Nessas cidades vimos uma Alemanha que ainda hoje se mistura, um país alemão e de migrantes, um jovem e um velho. A diferença cultural dessas cidades tão próximas nos surpreendeu. O multiculturalismo é a palavra para definir esse novo país.
Berlin, sem sobra de dúvidas é a cidade. Esqueçam todas as melhores recomendações que possam te fazer, pois ela é muito mais. Transitar por suas ruas, ver o amor que o berlinense tem por sua velha cidade reunificada, descobrir uma cidade em transformação, que tem uma das melhores noites da Europa. Encontramos a Berlin dos museus impecáveis e monumentais foi fantástico.
Berlin, não é pobre como está no seu slogan, é sexy sim, atraente e muito rica em cultura e detalhes.
Nos dias em que estivemos na Alemanha, encontramos também um país com uma crescente migração muçulmana. Encontramos uma gastronomia árabe bem presente e que hoje já faz parte dos hábitos alimentares de muitos alemães, que os diga as centenas de kebabs nas ruas da capital.
Saiba mais sobre a Alemanha na Coluna Viagem