Uma Alemanha que se move junto com as bicicletas
Publicado por cidadedorio em 02/04/13 | Viagens
Bicicletário na cidade de Colônia
Por Diogo Fagundes e André Delacerda,
A Alemanha é famosa por suas marcas de automóveis e os alemães amam seus carros. Não podia ser diferente em um país que é sucesso na indústria automobilística e também nas pistas da Formula 1, que o diga Schumacher.
Entre o ronco dos motores dos Porshes aqui ou acolá, elas é que reinam.
Mas, elas quem? As bicicletas, isso mesmo que você leu.
Bicicletas no Zeil, em Frankfurt
Nas ruas de Frankfurt onde vimos uma quantidade imensa de carros estilosos e possantes, eram as bicicletas que roubavam a cena.
No bairro do Zeil, encontramos elas as centenas. E os alemães pareciam não se preocupar se elas eram novas ou velhas, o que vimos transparecer era o enorme carinho pela magrela.
Gente indo trabalhar, estudar, saindo do escritório. Até dentro das estações do U Bahn (Metro) lá estavam elas desfilando elegantes e com plena liberdade.
No Aeroporto de Frankfurt, vimos até funcionários das empresas se locomovendo nos saguões de bicicleta, é uma coisa super normal lá. Não há proibição. Eles vão e vem em meio aos passageiros, uma coisa bem curiosa de se ver.
Mulheres elegantes em suas roupas de frio, trabalhadores simples, todos dividiam o mesmo espaço. Na Alemanha as cidades são dotadas de locais especiais nas ruas e praças para se guardar as bicicletas.
Frankfurt é uma cidade com muitas ciclovias e ciclo-faixas
Ciclovias, são vistas por todas as partes e ao lado das pistas onde desfilam BMW, Audi e Porshes. Dando assim, total importância a esse meio de transporte alternativo.
Uma coisa que percebemos foi a segurança e a tranquilidade dos proprietários das bicicletas, que deixavam elas nas ruas e iam fazer compras e trabalhar, sem se preocupar em voltar e não encontra-las no local deixado. O cenário era bem tranquilo, tanto que não tinha quase policial algum na rua, e elas continuavam lá, esperando seus donos sem maiores transtornos.
Bicicletário na cidade de Bonn
Em Colonia e Berlin também as encontramos aos milhares. O ciclista respeita o pedestre e os carros respeitam os ciclistas.
É o que podemos chamar de sociedade sustentável.
Um exemplo que vem de um país que é uma potência automobilística, mas que não deixa de se preocupar com a sustentabilidade e a qualidade de vida da sua população.
Continue descobrindo mais sobre Alemanha. Leia sobre nossas visitas a pujante cidade de Frankfurt, as experiências que tivemos em Colonia e as surpresas que encontramos em Bonn.
Acompanhe mais reportagens sobre a Alemanha, na nossa Coluna de Viagens.