110 anos da Avenida Rio Branco | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

110 anos da Avenida Rio Branco

Publicado por cidadedorio em 06/10/14 | Rio

IMG_4188-2

A imponente Rio Branco com seus prédios

Por André Delacerda e Diogo Fagundes,

A avenida Presidente Vargas vai completar 110 anos no próximo mês de novembro.  A avenida ainda é uma importante artéria financeira e empresarial do Rio de Janeiro apesar de muitas empresas terem saído da cidade quando da ida da Bolsa para São Paulo, e com a migração de muitas empresas para os centro empresariais da Barra da Tijuca.

A Avenida Rio Branco, ainda concentra muitos bancos, há prédio com importantes empresas, e um comercio que sobrevive mesmo com a pressão dos shoppings que invadem a cidade.

1A5A4227

Ritmo frenético dos veículos na Avenida Rio Branco

A Avenida Rio Branco foi construída pelo então prefeito Pereira Passos para dar ares parisienses, a antiga Avenida Central como era chamada foi construída também mais larga para rivalizar com a Avenida Vinte e Cinco de Maios em Buenos Aires.

246

O Obelisco na entrada da Avenida Rio Branco com o Aterro

A Rio Branco, além de importante pela sua força econômica, também é uma artéria importante no âmbito político, é ali que acontecem os grandes protestos e comícios, como as Diretas Já e os protestos que tomaram as ruas em 2013.

Não podemos nos esquecer das multidões que vão atrás dos blocos durante o carnaval.

1A5A4585

Importantes prédios históricos se encontram na Rio Branco

Na avenida há um importante acervo arquitetônico e cultural, estão ali junto a Cinelândia, o Theatro Municipal, o Museu de Belas Artes, a Biblioteca Nacional, o Centro Cultural da Justiça, o Odeon. Em direção a Praça Mauá também podemos encontrar a Candelária e o antigo Banco Central.

IMG_2942

Cúpula da Candelária de frente ao lado da Rio Branco sentido Praça Mauá

Com as obras da revitalização do Porto do Rio a avenida que tinha muitos escritórios fechados volta a ganhar destaque, inclusive com planos de ser modernizada.