Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

ABRASOL e a Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro juntos em projeto internacional

Publicado por cidadedorio em 06/04/17 | Planeta

image006

Tem crescido no Brasil a utilização das energias renováveis, e  um dos destaques é a energia solar. Para que essa matriz renovável tenha um maior crescimento, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK-RJ) e a ABRASOL (Associação Brasileira de Energia Solar Térmica) se juntaram para promover um projeto internacional chamado “Solar Payback”, cujo objetivo é o aumento do uso de energia solar térmica em processos industriais. Esse projeto é parte do International Climate Initiative (IKI) e conta com o financiamento do Ministro Federal do Meio-Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear da Alemanha (BMUB), que apoia essa iniciativa baseado numa decisão tomada pelo parlamento da Alemanha.

O uso da energia solar para a produção de vapor, calor de processo, por exemplo para a lavagem e o tratamento de superfícies em processos industriais, é ainda um nicho de mercado no Brasil e em todo o mundo. Segundo Jörg Mayer, gerente executivo do BSW-Solar, “com Solar Payback queremos aumentar a consciência sobre o enorme potencial do mercado de energia solar por três motivos: para reduzir as emissões CO2, para reduzir os gastos de energia para investidores e para aumentar a vantagem competitiva da indústria local”. 

“Preços aumentando para energia eléctrica no Brasil e discussões da COP 21, apontaram a necessidade da eficiência energética nos setores da indústria e do comércio, mas a consciência para o uso de energia solar ainda é muito baixa. Solar Payback pode ter um papel importante para o aumento do conhecimento e a confiança de produtores para essa energia renovável promissora”. Assim descreveu o mercado Philipp Hahn, Diretor Adjunto e responsável para Energias Renováveis na Câmara de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro. O Solar Payback foca numa análise aprofundada de barreiras e softwares no mercado para a elaboração de um estudo do potencial de calor solar no processo projetado para ser usado na política de informação.

Marcelo Mesquita, Secretário Geral da ABRASOL, recém-fundada associação independente para as empresas e especialistas no setor de Aquecimento Solar e Refrigeração), enfatizou: “Solar Payback vai oferecer novas oportunidades para a indústria solar térmica do Brasil, que tem focado, até o momento, em serviços para residências e para setores de serviços. Existe uma grande demanda por melhores práticas e múltiplos canais de comunicação para aumentar a confiança em aquecimento solar para processos industriais.”

As instituições:

ABRASOL é uma recém-fundada associação da indústria solar térmica no Brasil que reúne os maiores produtores dos sistemas dessa área, as instituições de pesquisa e as companhias de engenharia. A matriz encontra-se em São Paulo.

Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha possui três sedes no Brasil para facilitar as ligações comerciais entre os dois países. Os 1.700 membros se beneficiam do know-how nos campos de energias renováveis e eficiência energética da Câmara.

Demais parceiros: 

Fraunhofer ISE

DEG

Solrico

Mais informações:
Philipp Hahn, Diretor Adjunto e Responsável para Energias Renováveis e Eficiência Energética na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha no Rio de Janeiro: philipp@ahk.com.br
Marcelo Mesquita, Secretário Geral de ABRASOL: secretario@abrasol.org.br
Wibke Korf, Coordenadora de Projetos, BSW-Solar: korf@bsw-solar.de