500 dias para os Jogos Olímpicos Rio 2016 | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

500 dias para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Publicado por cidadedorio em 24/03/15 | Rio 2014/16

IMG_5785

Estádio Olímpico dos Jogos Rio 2016

Por André Delacerda e Diogo Fagundes,

Faltam apenas 500 dias para os Jogos Olímpicos Rio 2016. O cronometro disparou e os agentes envolvidos na organização do evento tem que manter o ritmo acelerado para que se chegue podium com uma vitória da cidade na organização deste.

A cidade tem investido muito na reforma urbana, como pode ser visto na construção e ampliação de corredores de transporte, obras contra enchentes, a requalificação do Centro, e total reurbanização da Zona Portuária. Próximo ao local principal dos Jogos, tem-se as obras do Parque Olímpico local que deve concentrar a maioria das modalidades esportivas da competição, bem como a Vila dos Atletas, instalação mais adiantada e quase em conclusão para o evento.

No meio desses 500 dias há certezas de que muito trabalho há para fazer, e incertezas como a despoluição da Baía de Guanabara já dada como quase impossível até os o dia da abertura dos Jogos. Incertezas também pairam sobre se as construtoras vão conseguir cumprir as metas no Parque Olímpico. Mas a organização e as autoridades municipais garantem que tudo será entregue como planejado.

O que esperar desse 500 dias até os Jogos? Que o Carioca vista a camisa dos valores Olímpicos. Que triplique a sua generosidade não só para com os de fora, mas com os eles mesmos. Que testem a paciência, e entendam a importância do legado das obras que requalificam a cidade. Que levantem a bandeira do esporte, e acenem para o Brasil e o Mundo que estão realmente engajados nesta Olimpíada.

Problemas a serem enfrentados nesses 500 dias. A segurança que tem dado sinais de alerta, com o aumento dos assaltos. O trânsito caótico, e ainda a insistência de muitos em não usar outros tipos de transporte nas locomoções, com transporte de massa e alternativos, como a bicicleta. E o problema do lixo, ainda muito presente em diversas áreas da cidade, devido a falta de conscientização para não jogar lixo nas ruas, rios, lagos e no mar.

Mas coisas positivas estão por vir. O maior com certeza deverá ser a maior conscientização sobre o incentivo ao Esporte. A cidade além de ganhar equipamentos esportivos importantes, também deve ter uma onda crescente de mais pessoas praticando esportes. A reurbanização de áreas degradadas como o Porto do Rio de Janeiro, que está ganhando novos equipamentos, e principalmente estruturas urbanas que vão fazer com que o carioca tenha melhor qualidade de vida. A cultura com a chegada de novos museus e centros de arte. E a economia, que deve ser aquecida com o turismo. A cidade está tendo seu parque hoteleiro ampliado, e melhorias de infra-estrutura turística, o que deve incentivar cada vez mais a vinda de turistas ao Rio de Janeiro.