A imagem diz tudo | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

A imagem diz tudo

Publicado por blogcidadedorio em 15/05/12 | Site

Engarrafamentos intermináveis, tempo perdido no trânsito, horas preciosas desperdiçadas, que podiam ser aproveitadas para o lazer, família, estudos, amigos. Alternativas nos saltam os olhos, o transporte sustentável, aparece em meio ao emaranhado de carros como um solução.

Porém, nem tudo são mil maravilhas. Apesar de a cidade ter a maior rede de ciclovias da America Latina, a mesma ainda não atende toda a cidade e faltam conexões em muitos trechos, sem falar dos empecilhos no caminho. Falta de conservação em alguns trechos; motoristas sem consciência estacionando automóveis na ciclovia; a briga por espaço entre corredores, ciclistas e skatistas.

Mesmo assim, o transporte sustentável, que tem nas ciclovias o caminho natural se manisfesta como uma boa solução.

Utilizar a ciclovia de forma consciente é um dos pontos a se chamar atenção. Por serem compartilhadas, cabe a cada um que a utiliza tomar cuidado com o semelhante. Não exagerar na velocidade. Os que usam bicicletas motorizadas devem respeitar os limites, afinal, a ciclovia não é uma pista de formula um. Em trecho, onde há semáforos, é recomendado também, que o ciclista espere o pedestre cruzar a via.

E finalmente, a palavra chave para termos tranquilidade nestas vias sustentáveis: Boa convivência! Esse é o lema!