Barcos solares são projetados por jovens cariocas | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Barcos solares são projetados por jovens cariocas

Publicado por blogcidadedorio em 14/03/12 | Destaques da Home, Site

O Rio de Janeiro será sede da mais importante conferência sobre desenvolvimento sustentável do planeta, e o site Cidade do Rio foi descobrir o que os cientístas cariocas tem feito no segmento da tecnologia sustentável.

Fomos ao centro tecnológico instalado na UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, e encontramos jovens desenvolvendo tecnologia de ponta, um orgulho para nossa cidade e que tem se destacado até no exterior.

Em um hangar na ilha do Fundão, jovens estudantes de engenharia, e do TecNaval – Curso Técnico em Construçao Naval da UFRJ – curso fornecido pelo Pólo Náutico UFRJ; se juntaram para formar a “Equipe Solar Brasil UFRJ”.

A Equipe Solar Brasil UFRJ desenvolve o projeto de dois barcos - Arpoador e Búzios - movidos à energia solar, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas.

Essa semana os barcos solares cariocas vão participar do Desafio Solar Brasil 2012. Evento inspirado na versão internacional que ocorre na Holanda.

A idéia de realizar a versão brasileira do desafio, surgiu com a participação da “Equipe Solar da UFRJ” na última edição da Frisian, em junho de 2008. O barco projetado e construído no Pólo Náutico completou as seis provas em quarto lugar da classe A, ficando em sétimo lugar na classificação geral, entre 48 equipes européias.

Vale destacar, que este projeto foi concebido e tem o total apoio do Pólo Náutico da UFRJ. Este polo, é o responsável pela concepção do projeto, inclusive cedendo todos os cascos dos barcos da competição, que são iguais e cedidos as equipe pra que elas possam competir. Os barcos da Equipe Solar Brasil UFRJ concorrem na categoria catamarã.

Outra informação que apuramos durante a reportagem é que estes barcos vão participar de demonstrações na Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá no Rio de Janeiro em junho deste ano.

Fiquem com as entrevistas nos vídeos que fizemos com essas jovens mentes criativas cariocas. Que diga-se de passagem, estão precisando de maior apoio institucional e empresarial para continuarem a construir o futuro científico do país. Esses bravos rapazes, são o que podemos chamar de milagre tecnológico carioca.

 

Reportagem: André Delacerda / Diogo Fagundes / JR Soraes