Cameratas e cantadas fazem apresentações de Natal no Rio de Janeiro | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Cameratas e cantadas fazem apresentações de Natal no Rio de Janeiro

Publicado por cidadedorio em 05/12/12 | Site

Temos duas dicas de música com temática natalina, ambas em prédios históricos da Cidade do Rio de Janeiro.

Há exatos doze anos, desde a virada do milênio, a Camerata Natalina se reúne religiosamente em dezembro para celebrar o Natal. Octeto de músicos consagrados de diversas orquestras do Rio de Janeiro eles já viraram o Estado do Rio de Janeiro do avesso, tocando em igrejas, praças e salas de concerto.

Nestes anos todos, levaram sua formação etérea, sofisticada e única no mundo, de três harpas, dois contrabaixos, flauta e dois cantores diretamente ao povo fluminense, em lugares populares como o Largo da Carioca, a Central do Brasil, a praças públicas em Nova Iguaçu, Piraí, Duque de Caxias, Petrópolis, Angra dos Reis, Lídice, Rio Claro … Tiveram parceiros como a Prefeitura do Rio de Janeiro, o Governo do Estado, a Fetranspor e a Eletronuclear.

OS CONCERTOS 2012
Pela primeira vez na Candelária no Rio de Janeiro, dia 12.12.2012 a Camerata celebra seus 12 anos de existência, e retorna com um concerto em que o etéreo expressa o divino com seus generosos harmônicos alternando tempos meditativos e alegres característicos desta época do ano.

Logo depois duas apresentações em espaços históricos; no dia 14, no SESC QUITANDINHA, em Petropólis, e no dia 15, sábado, será na IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO, situada em Angra dos Reis, foi construída em 1593 e fica na Praça General Osório, bem na entrada da cidade. Em 1954 foi tombada pelo SPHAN.

Serviço- Dezembro-grátis
Dia 12- 4ª Feira- 18.30h
Local- Igreja da Candelária
Endereço – Igreja da Candelária, Praça Pio X – RJ
Dia 14-6ª. feira- 21h
Local – SESC Quitandinha
Dia 15-sábado- Horário 21h
Local: Igreja do Carmo
Endereço: Praça General Osório – Centro de Angra dos Reis

A segunda opção cultural, é uma cantada no projeto “Música no Palácio”

Já em clima natalino, o projeto Música no Palácio antecipa as comemorações e realiza, no dia 13 de dezembro, quinta-feira, às 19 horas, uma Cantata de Natal. Na ocasião, o CCPJ-Rio recebe o Coral Brasil Ensemble da UFRJ, que apresenta repertório formado por canções que homenageiam o evento. A regência será da maestrina titular e idealizadora do coral, Maria José Chevitarese, com acompanhamento ao piano de Cláudia Feitosa.

O objetivo do projeto, uma parceria entre o Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro e a Escola de Música da UFRJ, que faz a sua última apresentação do ano, é apresentar concertos musicais de qualidade, clássicos e populares, com entrada gratuita.

Maria José Chevitarese
Formada em Regência pela Escola de Música da UFRJ, Maria José Chevitarese é também Mestre em Música Brasileira pela UNIRIO. Professora Titular de Canto Coral da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde ocupou os cargos de Decana do Centro de Letras e Artes, Pró-Reitora de Extensão e Diretora Artística da Escola de Música da UFRJ. Recebeu o prêmio PROEXT Cultura 2007 e 2009 pelo projeto “A escola vai à ópera”, que encenou óperas com temática infantil para um público de mais de 5 mil crianças. É a idealizadora e regente do Coral Infantil da UFRJ e do Brasil Ensemble-UFRJ.

Brasil Ensemble – UFRJ
Criado em 1999 e conduzido pela regente Chevitarese, o Brasil Ensemble tem dedicado especial atenção à produção brasileira do século XX e XXI. Prova deste esforço, o CD do conjunto, “Imagens do Brasil”, é integralmente dedicado à música brasileira e com obras inéditas. Gravou ainda, em 2006, com a Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense, CD e DVD com o “Choro nº 10″, de Villa-Lobos, e “A Paz” e “O Cortejo”, de Francisco Braga. Em 2000, recebeu o Diploma de Prata na categoria de coros de câmara, vozes mistas, na Choir Olympics 2000, em Linz, Áustria.

Cantata de Natal
Com: Coral Brasil Ensemble
Regência: Maria José Chevitarese
Piano: Cláudia Feitosa

Programa:
Concerto de Natal com obras de Gabriel Fauré e outros.

Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio)
Braço cultural do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o CCPJ-Rio iniciou suas atividades em novembro de 2010, na ocasião da reabertura do Antigo Palácio da Justiça, construído em 1926 para instalar a Corte de Apelação do então Distrito Federal. Desde então, o CCPJ-Rio tem oferecido à população programação gratuita, rica e diversificada, com o compromisso de criar e estimular programas especiais que, aos poucos, formem a identidade de um Centro Cultural promovido pela e na Casa da Justiça. Consolidando, assim, a sua missão: privilegiar o conhecimento e a arte como condições essenciais ao pleno exercício da cidadania.

MÚSICA NO PALÁCIO

Serviço
Local: Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro – Antigo Palácio da Justiça
Site: http://portaltj.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/centrocultural
Endereço: Rua Dom Manuel, 29, Centro – Rio de Janeiro – RJ
Telefones para informações: (21) 3133-3366 / 3133-3368
E-mail: ccpjrio@tjrj.jus.br
Data: 13 de dezembro (quinta)
Horário: 19h
Distribuição de senhas no local: 18h30
Capacidade: 60 lugares
Entrada Gratuita
Recomendação etária: livre