Caminho de Santiago de Compostela por dois Cariocas: Credencial de Peregrino | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Caminho de Santiago de Compostela por dois Cariocas: Credencial de Peregrino

Publicado por cidadedorio em 29/04/15 | Viagens

11178677_873671149361248_1545911667_n

Cerimônia para receber a Credencial de Peregrino

A partir dessa semana estaremos publicando as reportagens da viagem de Fred e Amanda Nogueira, dois cariocas apaixonados por trilhas. Ele vão percorrer o Caminho de Santiago de Compostela. Eles vão peregrinar pelo Caminho Primitivo. Vão nos passar suas experiências, as descobertas, dificuldades, as alegrias, as belas paisagens e histórias que podem ser encontrados no Caminho de Compostela.

Por Fred e Amanda Nogueira,

Uma das principais etapas prévias ao caminho é receber a credencial do peregrino. 

Quando o desafio foi aceito, por nós, começamos a pesquisar sobre dicas de quem já havia peregrinado a Santiago de Compostela.

Tivemos o enorme prazer e honra de poder aprender com os peregrinos da Confraria do Apostolo Santiago. A Confraria se reúne a cada segunda quinta-feira de cada mês. Nos encontros são compartilhas experiências. A Confraria também organizou uma missa e nos forneceu as credenciais.

top_page_depo

Durante o percurso, a credencial funciona como um passaporte, nela são coletados os carimbos que comprovam os povoados visitados. A credencial também proporciona passe livre em alguns atrativos e igrejas.

Recebemos também de presente uma Vieira (concha), cada um. Ela é o símbolo do caminho e marco referencial durante toda a caminhada. Simboliza que todos os caminhos convergem em Santiago de Compostela. Adicionalmente, percebi que simboliza também que todos os caminhos convergem em Deus.

Na missa também é obtida uma benção especial para o peregrino. Toda ajuda celeste é bem vinda!

11185705_873671132694583_258605361_n

Sobre  Fred e Amanda:

Me chamo Fred Nogueira, tenho 31 anos, sou carioca e programador por profissão. Tenho como hobby atividades outdoor, principalmente esportes radicais.

A convite de minha esposa, Amanda Nogueira – 27 anos, também carioca e arquiteta por profissão – aceitei o desafio:

Vamos fazer a peregrinação do caminho de Santiago de Compostela – Caminho Primitivo, pelas montanhas da Espanha. Essa peregrinação une o nosso gosto por trilhas e o foco espiritual. No caminho da espiritualidade, sempre me vi como cristão, mas recentemente tenho me identificado muito com a filosofia da yoga, respiração e meditação.

Este será um desafio de força e Fé. Convidamos para que nos acompanhe nesta jornada.

Namastê / Jai Gurudev!