Cenários emblemático do Rio de Janeiro | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Cenários emblemático do Rio de Janeiro

Publicado por blogcidadedorio em 26/10/12 | Site

André Delacerda / Diogo Fagundes

O Rio é uma cidade de contrastes! É morro, é asfalto, é rocha, é floresta.

Uma das paisagens emblemáticas do Rio de Janeiro são os monumentos naturais e as favelas.

As comunidades nos morros são uma realidade. Muito das vezes e ainda em boa parte da cidade, elas não são vistas com bons olhos. Existe até debates inflamados sobre removê-las ou não.

Antes dominadas pelo tráfico armado, hoje, estas começam a viver uma nova mudança de perfil, pelo menos em algumas favelas da Zona Sul e Norte do Rio de Janeiro. 

Comunidades como Tavares Bastos e Dona Marta, acabaram se transformando em atrações turísticas.

Esses locais, se transformaram também em cenários para locações de filmes e para o lazer de cariocas e turistas; gente que jamais tinham ido numa destas comunidades antes; citamos como por exemplo,destas transformações, competições esportivas de BMX e os novos encontros de samba e pagode na laje no final de tarde, que tem atraído muita gente.

Há quem diga que as favelas são o novo foco da especulação imobiliária, onde um imóvel pode a ser negociado por valores que chegam a 500 mil reais.

O certo é que as favelas vão continuar no centro dos debates por muitos anos. Seja pela sua situação geográfica polêmica, ou por suas novas configurações urbanas e sócio-econômicas.