Circuito das Artes do bairro Jardim Botânico chega à sua 17ª edição | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Circuito das Artes do bairro Jardim Botânico chega à sua 17ª edição

Publicado por cidadedorio em 15/08/13 | Eventos

Sylvia Goyanna_Série Pares e díspares01

Obras de arte que podem ser vistas no Circuito.

Em agosto, mais precisamente nos dias 17, 18, 24 e 25, o Circuito das Artes do bairro Jardim Botânico chega à sua 17ª edição. O evento anual ocorre de 12h às 19h, em diversas ruas do bairro, como Lopes Quintas, Pacheco Leão, região do Horto, entre outras.

Nesse período além de abrir os ateliês do bairro para visitação, acontecerão também palestras, workshops, oficinas e  apresentações musicais.

A abertura do Circuito acontece no dia 16, a partir das 19h, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage,e contará com palestra gratuita da renomada artista plástica e educadora Lena Bergstein.


Lena Bergstein01

Um das artistas que irá participar do evento

O evento contará com 38 espaços, entre ateliês de cerâmica, moda, joias e acessórios, artesanato, exposições, pinturas, gravuras, aquarelas e decoração. Também reunirá nove lojas, que irão oferecer comércio de roupas, enxovais para bebê, design e arte, sapatos e bolsas. O Circuito das Artes também terá atividades exclusivas para o público infantil e um circuito gastronômico, reunindo nove restaurantes que oferecerão sugestões de menus especiais e descontos para o público durante o evento.

Para visitar todas essas atrações o evento disponibiliza, ao preço de R$ 8, um serviço de vans, que circularão pelas ruas do bairro, passando por todos os ateliês.

Durante os quatro dias, o 17º Circuito das Artes do Jardim Botânico contará com a participação de mais de 80 artistas, com um volume de obras de arte que ultrapassa onze mil peças de altíssima qualidade.

A expectativa das artistas plásticas e organizadoras do evento, Cattia Capistrano e Gabriella Civitate, é que cerca de 20 mil pessoas passem pelo Circuito este ano.

AÇÃO SOCIAL

Desde o início do Circuito das Artes, as organizadoras buscavam uma oportunidade de agregar ao evento um lado social e comunitário. Assim, desde 2009 o Circuito vem trabalhando com as crianças e adolescentes da Casa Maternal Mello Mattos, realizando workshops de pintura, desenho, cerâmica etc., proporcionando inclusão ao mundo da arte e da cultura.

Em 2010 as atividades foram ampliadas, envolvendo, além das crianças, os seus pais, promovendo uma integração familiar no acesso ao universo das artes, que mantém-se até os dias de hoje.

V CIRCUITINHO

Não é só o público adulto que poderá desfrutar das atrações do 17º Circuito das Artes do Jardim Botânico. Pelo quinto ano consecutivo, as crianças também terão à disposição atividades gratuitas diversificadas, como apresentações de teatro, contação de histórias, aulinhas de encadernação, acrobacia aérea e aulinhas de integração dos sentidos, para as crianças sentirem o aroma da mata, saborearem frutas, apreciarem cores e sentirem texturas, entre muitas outras atrações especiais.

CIRCUITO GASTRONÔMICO

O 17º evento no Jardim Botânico contará também com um exclusivo circuito gastronômico. Entre os nove restaurantes participantes estão Yumê, Lorenzo Bistrô, Casa Carandaí, Couve Flor, Do Horto e La Fourmi, além dos estreantes Jojô Café Bistrô, Jóia Carioca e Borogodó.

As casas irão oferecer sugestões de menus especiais e descontos para o público durante o evento.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA –  17º  CIRCUITO DAS ARTES DO JARDIM BOTÂNICO

Data: 17/18 e 24/25 de agosto

Horário: De 12h às 19h

Local:  Início na Rua Lopes Quintas, no Jardim Botânico

Abertura do evento:  16 de agosto, a partir das 19h, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage com palestra de Lena Bergstein (19h)

Visite o site do evento e saiba a programação completa.