Coisas que você precisar saber sobre: Ipanema | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Coisas que você precisar saber sobre: Ipanema

Publicado por cidadedorio em 19/02/13 | Rio

Por André Delacerda e Diogo Fagundes

Inauguramos hoje uma série de reportagens sobre bairros do Rio de Janeiro. Aqui vamos enumerar algumas coisas que vocês precisam saber sobre estes bairros. Para quem vive neles é uma homenagem, para quem deseja viver ou conhecer será um mini guia.

Iniciamos por Ipanema, bairro cantado em verso e prosa por Tom e Vinicius.

1. Localiza-se entre o mar e a Lagoa Rodrigo de Freitas e faz divisa com o Leblon através do Canal do Jardim de Alah, e com Copacabana, no Arpoador.

2. Ipanema é um bairro residencial, escolhido por muitos famosos e empresários para morar. A Vieira Souto, avenida da praia do bairro, concentra os apartamentos mais caros, alguns chegam a passar dos 23 milhões. Um sonho morar de frente para a praia. Quem mora em Ipanema, vive em um bairro balneário, que convive com o lançamento de modas praianas, e com esportes aquáticos como surf.

3. O comércio do bairro localiza-se na Rua Visconde de Pirajá e é formado por lojas de todos os tipos, com destaque para as de grifes famosas, que se concentram na Rua Garcia D´Ávila, considerada a mais charmosa do Rio de Janeiro. Há também pequenas galerias de dois ou três pisos com lojas. Andar pelas ruas de Ipanema de loja em loja é um charme a parte. Ver e sentir a moda exalada por seus moradores e visitantes é umas das coisas mais bacanas.

4. O bairro também é famoso pela sua praia e calçadão. Este último, não tão largo quanto o da vizinha Copacabana, mas, não menos charmoso. Por ele caminhava a garota que inspirou Tom e Vinicius a escrever “Olha que coisa mais linda…Garota de Ipanema”. A praia é democrática mas dividida, tem a parte dos mais descolados, a que concentra mais as patricinhas e playboys, a da galera do surf, e a parte gay. Mas apesar dessa divisão de territórios, um convive em paz com o outros. Ipanema é assim, uma colcha de retalhos humana.

5 . Apreciar o por do sol na praia, nos dias ensolarados de verão, é uma das coisas mais gostosas que tem para se fazer no bairro. Ir à Pedra do Arpoador, e ver o astro rei descendo nas montanhas; e no verão mergulhando no mar, é um dos maiores espetáculos que se pode ver.

6. Ipanema vive em paz, hoje com a Pacificação, pode-se subir a Comunidade do Cantagalo para curtir o visual, e quem sabe um samba na laje.

7. Pra quem curte uma loira gelada, um choppinho, o bairro tem inúmeros botecos, que se espalham nas praças General Osório, Nossa Senhora da Paz, em volta do Obelisco no final do bairro. Outra dica é ir aos quiosques espalhados por toda a extensão da orla; sentar alí sem compromisso, tomar uma cerveja, curtir o visual, os esportes, ver gente bonita.

8. Aos domingos, a pista da praia vira um grande espaço de lazer, é ali que as pessoas fazem suas caminhadas, andam de bike, fazem manobras de patins e skate, ou simplesmente sentam no meio fio e observam a movimentação.