Comitê Olímpico do Qatar anuncia projeto de legado para Rio 2016 | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Comitê Olímpico do Qatar anuncia projeto de legado para Rio 2016

Publicado por cidadedorio em 19/05/16 | Rio 2014/16

IMG_20160519_115244999

O Qatar estará presente nos Jogos Rio 2016 não somente com atletas, mas também com Cultura e apoiando a formação de jovem atletas cariocas através do apoio ao projeto carioca Futuro Olimpico.

 O Comitê Olímpico do Qatar (QOC) apresentou nesta quinta-feira o “Shine”, projeto que deixará um importante legado motivado pelos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. O projeto consiste num intercâmbio em que dará a oportunidade a jovens atletas que estudam em escolas públicas do Rio de Janeiro de treinarem nas modernas instalações da Aspire Academy for Sporting Excellence, no Qatar, com técnicos especializados e apoio no ramo de ciências do esporte.

O QOC e a Aspire Academy firmaram uma parceria com o projeto social Futuro Olímpico, criado pelo medalhista Olímpico Arnaldo Oliveira (bronze no revezamento 4x100m nos Jogos de Atlanta em 1996), e a Federação de Atletismo do Rio de Janeiro. A proposta é identificar os jovens atletas mais promissores da cidade. Para isso, o “Troféu Shine”, uma competição de atletismo, será realizado no próximo domingo, dia 22 de maio. Serão quase 200 atletas na disputa por uma das dez vagas para uma viagem a Doha.

IMG_20160519_120158050_HDR

“O Comitê Olímpico do Qatar está completamente alinhado à Agenda 2020 do COI, especialmente no que diz respeito ao fortalecimento do esporte na sociedade, transmissão dos valores Olímpicos e a combinação de esporte, educação e cultura. Nós acreditamos no poder que o esporte tem de mudar vidas. Estamos determinados em entender e aproveitar a oportunidade que a Rio 2016 traz de entregar um verdadeiro legado para os jovens atletas brasileiros. Por meio do Shine, o QOC pretende utilizar seus recursos e seu comprometimento com o desenvolvimento global do esporte para prover apoio e assistência à trajetória destes jovens atletas para se tornarem os próximos heróis Olímpicos do Brasil”, afirma o Dr Thani Al Kuwari, secretário-geral do Comitê Olímpico do Qatar.

O projeto Futuro Olímpico foi criado em 2007 com o objetivo de levar a prática de atletismo a estudantes de escolas públicas da periferia do Rio de Janeiro. Atualmente, cerca de 200 alunos participam do projeto, que oferece suporte não somente esportivo, mas nos âmbitos educacional, médico, social e psicológico.

Souq

“Somos muito gratos pelo Comitê Olímpico do Qatar por proporcionar essa oportunidade, que vai contribuir para o futuro da carreira de cada um destes jovens atletas do Rio de Janeiro. Fico muito feliz em ver que os Jogos Olímpicos Rio 2016 estão proporcionando uma oportunidade para o Brasil e o Qatar unirem esforços em apoio ao desenvolvimento de jovens atletas que talvez não tivessem uma chance como essa no futuro. Eu estou muito animado para dar início à nossa parceria e ver os resultados nos próximos meses e até mesmo nos próximos anos”, diz Arnaldo Oliveira.

A Aspire Academy for Sporting Excellence tem como objetivo identificar e desenvolver os melhores jovens atletas do Qatar, enquanto provê educação de qualidade. Seu principal ex-aluno é o atleta de salto em altura Mutaz Barshim, campeão mundial indoor de 2014 que vem ao Rio de Janeiro com o intuito de conquistar a primeira medalha de ouro para o país nos Jogos Olímpicos. A academia organiza regularmente treinamentos intensivos para os principais jovens talentos do continente asiático, para que possam aprimorar seu desenvolvimento e seu desempenho através de programas de treinamento personalizados. As modernas instalações já sediaram diversos eventos esportivos internacionais, incluindo os Jogos Asiáticos de 2006, Campeonato Mundial de Atletismo Indoor em 2010 e, anualmente, a Copa do Mundo de Ginástica Artística.

Sports Exhibition

O Comitê Olímpico do Qatar também anunciou hoje seus ambiciosos planos para sediar a “Bayt Qatar”, sua casa de cultura durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. A Casa Daros, antigo museu e patrimônio histórico, localizada em Botafogo, será transformada em um espaço que apresentará ao mundo a cultura do Qatar, bem como suas tradições e a paixão do país pelo esporte. Os visitantes poderão embarcar numa jornada pelo Qatar, de maneira a vivenciar e entender a história do país, suas tradições e sua transformação no atual hub global de esportes. A casa de cultura também unirá a gastronomia, a música e a arte Qatari às Brasileiras em uma fusão que terá como ponte esporte, cultura, educação e diversidade.

“A Casa Daros oferecerá um espaço excelente para apresentarmos a cultura, a tradição e o compromisso do Qatar com o desenvolvimento do esporte em todos os níveis. O Qatar é uma nação apaixonada por esporte e nós temos muito orgulho em ser parte do Movimento Olímpico. Não temos dúvida de que o Brasil fará um grande e belo espetáculo e mal podemos esperar para unir nossas culturas, compartilhar nossa paixão pelo esporte e pela vida, e celebrar o Olimpismo na Bayt Qatar”, afirma a Sheikha Asma Al Thani, diretora de Marketing do QOC.

Para visitar a Bayt Qatar, o público deverá adquirir um ingresso e toda a renda será doada ao Futuro Olímpico, como forma de estreitar ainda mais a relação do QOC com o projeto e contribuir para o desenvolvimento dos outros atletas por meio do poder de transformação pelo esporte. Após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a Casa Daros funcionará como uma escola pública bilíngue chamada “Escola Eleva”. Como mais um projeto de legado para a cidade, o QOC contribuirá com a instalação e implementação da biblioteca da escola.

A Bayt Qatar funcionará durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, e o Comitê Olímpico do Qatar fornecerá mais detalhes nos próximos meses.